Técnico celebra Dia Internacional das Raparigas nas TIC com centenas de estudantes no campus Taguspark

Iniciativa promoveu, a 27 de abril, atividades hands-on e demonstrações nas áreas de química, biologia, robótica, gestão industrial, engenharia e tecnologias da informação, entre outras.

O Instituto Superior Técnico juntou-se novamente à Agência das Nações Unidas, ITU (International Telecommunication Union) , para assinalar o Dia Internacional das Raparigas nas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), através do evento GIRLSTEAM 2023. A iniciativa visa incentivar jovens raparigas a ponderar estudos e carreiras nas áreas de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). No dia 27 de abril, o campus do Taguspark (Oeiras) recebeu      mais de 200 estudantes do ensino básico e secundário, naquela que foi uma das três iniciativas portuguesas  registadas na ONU como um evento oficial.

“Quando crescer quero trabalhar com robots!”, ouviu-se exclamar algures no campus, “Quando crescer, quero vir estudar para esta Faculdade!”. De forma a incentivar estudantes a ponderarem estas áreas científicas, o Técnico proporcionou atividades hands-on e demonstrações nas áreas de química, biologia, robótica, gestão industrial, engenharia e tecnologias da informação, entre outras.

Nelma Andrade, estudante no 3.º ano de Engenharia de Telecomunicações e Informática no Técnico, voluntariou-se para colaborar no evento e, tendo algumas aulas em que é a única mulher presente, afirmou que “esta iniciativa reforça que as mulheres podem estar onde quiserem!”. Considera que  “o evento  GIRLSTEAM é, sobretudo, um evento de inclusão, pois estiveram presentes tanto rapazes como raparigas”.

Durante o evento, cada estudante teve o seu próprio folheto onde pôde aprender, através de palavras cruzadas e fotografias artísticas, sobre algumas mulheres protagonistas em descobertas científicas que, como Ada Lovelace e Katherine Johnson. Estas figuras femininas também foram destacadas na exposição de arte “Exposição ElÁs”. De acordo com Luís Costa, um dos fundadores e organizadores do evento e que abordou, na sua tese de doutoramento, o tema da desigualdade de género nas áreas de STEAM, explica que “haver representatividade na literatura científica é muito importante – as raparigas gostam de saber que outras mulheres chegaram a um ponto em que elas também poderão chegar algum dia”.

Para ajudar o Técnico a desmistificar conceitos e a despertar novos interesses em todos os seus visitantes, estiveram presentes neste dia várias entidades, incluindo o Centro de Estudos de Gestão do Técnico(CEGIST), o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microssistemas e Nanotecnologias (INESC-MN), o (Group of AI for People and Society (Gaips-Lab), o ROB 9-16 (Clube de Robótica para crianças e jovens entre os 9 e os 16 anos), o SientISST (Grupo de estudantes do Instituto de Telecomunicações), e o (Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial (NEEGI). Pela primeira vez, o (Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) esteve presente nesta iniciativa do Técnico com duas atividades “Mãos na Ciência”. O evento encerrou com a atuação musical da Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico.

“Comprovámos a capacidade do Técnico em demonstrar a ciência de forma prática para estudantes, independente do género e idade”, defende Luis Costa. A esmagadora maioria dos visitantes que respondeu ao inquérito de participação (92,3%) voltaria para uma próxima edição e recomendaria o evento a amigos e família.

Ver galeria fotográfica do evento.