Campus e Comunidade

Técnico continua a reforçar os seus quadros de docência e investigação

Tal como tem acontecido nos últimos anos, durante este ano letivo mais dezanove docentes e investigadores ingressaram ou ingressarão nos quadros dos vários departamentos da instituição.

Reforçando a vertente do ensino e da investigação – principais pilares da sua ação – o Instituto Superior Técnico continua a renovar os seus quadros, desta feita com a contratação de 19 novos docentes e investigadores que vêm robustecer as diversas áreas da engenharia e ciência da Escola. Ao contratar professores e investigadores de grande qualidade, que se destacaram entre muitos no processo altamente competitivo conduzido pela instituição e que envolveu milhares de candidatos, a instituição demonstra um continuo investimento na excelência e inovação que tão bem a caracterizam, como aliás refere o presidente do Técnico, o professor Arlindo Oliveira: “O Técnico está fortemente empenhado em renovar o seu corpo docente, e em continuar a fazê-lo através de concursos cada vez mais competitivos”. Os docentes e investigadores que agora ingressaram no Instituto Superior Técnico trazem consigo experiência nacional e internacional relevante, nas mais diversas áreas, e contribuirão para tornar o Técnico uma escola cada vez mais global”, acrescenta ainda.

Estas contratações vêm reforçar as vertentes de ensino e de investigação dos Departamentos de Engenharia e Ciências Nucleares (DECN), Engenharia Mecânica (DEM), Engenharia Informática (DEI), Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), Engenharia Química (DEQ), Bioengenharia (DBE), Matemática (DM) e Física (DF).

Há vários anos que a instituição se tem focado em atrair os melhores jovens docentes e investigadores a nível nacional e internacional, para fortalecer os seus quadros de docência e de investigação, sendo que nos dois anos letivos anteriores cerca de 100 docentes e investigadores foram sendo contratados.

Conheça um resumo dos novos reforços do Técnico:

Ana Azevedo passará a integrar o corpo docente do Departamento de Bioengenharia em junho de 2018. É licenciada em Engenharia Química e doutorada em Biotecnologia, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Atualmente é investigadora sénior do Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB), onde coordena vários projetos de investigação, orientando vários alunos de mestrado e doutoramento.

A sua investigação combina a engenharia de bioprocessos, particularmente os processos de separação, com a nanotecnologia de modo a acelerar o desenvolvimento de novos bioprocessos.

Carlos Baleizão ingressou no Departamento de Engenharia Química como professor auxiliar em abril de 2018, e irá integrar o Centro de Química Estrutural (a partir de 2019). Licenciou-se em Química Aplicada pela Universidade Nova de Lisboa em 1999 e doutorou-se em Química pela Universidade Técnica de Lisboa em 2004, tendo realizado a parte experimental no INETI e no ITQ-CSIC/UPV (Espanha), no desenvolvimento de catalisadores nanoestruturados para aplicação em síntese orgânica assimétrica. Realizou pós-doutoramento na Universidade de Regensburg (Alemanha) e no CQFM-IST na área de sensores fluorescentes, em 2008 foi recrutado pelo Técnico como Investigador Auxiliar (Programa Ciência 2007), e em 2013 como investigador principal (Programa Investigador FCT).

Os seus interesses científicos centram-se na área multidisciplinar dos nanomateriais híbridos, explorando a relação estrutura/propriedade entre componentes orgânicos e inorgânicos, para o desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas de energia e teranóstico.

Carlos Herdeiro irá juntar-se ao Departamento de Física do IST e ao CENTRA como professor associado em 2018. Obteve a sua licenciatura na Universidade do Porto (1996) o seu mestrado (1997) e doutoramento (2001) na Universidade de Cambridge onde trabalhou no grupo de Relatividade e Gravitação. Foi investigador pós-doutoral e auxiliar na universidade de Stanford, tendo-se tornado Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro em 2010, onde fez a agregação em 2012.

Publicou mais de 100 artigos nas mais prestigiadas revistas internacionais nos tópicos de Relatividade Geral, Cosmologia, física e astrofísica de buracos negros, ondas gravitacionais, teoria de cordas e física matemática. Entre outras distinções, foi-lhe atribuído um prémio Gulbenkian em 2004 pelo seu trabalho sobre Inflação em teoria de cordas e coordenou duas redes internacionais Marie Curie desde 2012. É desde 2017 o presidente da Sociedade Portuguesa de Relatividade e Gravitação.

Daniel Simões Lopes irá integrar o Departamento de Engenharia Informática, como professor auxiliar, na área disciplinar de Computação Gráfica e Multimédia, sendo investigador sénior no INESC-ID Lisboa. Licenciado em Engenharia Biomédica pelo Técnico em 2006, veio completar o seu doutoramento em Engenharia Computacional no Programa UT Austin | Portugal em 2013.

O docente tem publicado em revistas internacionais de diferentes áreas, sendo os seus interesses a deteção de colisões entre objetos 3D, realidade virtual/aumentada, design assistido por computador, reabilitação interativa e visualização interativa de imagens médicas.

Inês Ribeiro é professora auxiliar no Departamento de Engenharia Mecânica, área científica de Tecnologia Mecânica e Gestão Industrial, desde março de 2018. Licenciou-se em 2007 no Técnico em Engenharia Mecânica e completou em 2012 o seu doutoramento em Líderes para Indústrias Tecnológicas no Programa MIT Portugal. Manteve em paralelo atividade docente e de investigação desde o final da licenciatura.

É membro integrado do IDMEC desde 2012 e desenvolve investigação na área da eficiência de processos tecnológicos, modelos tecnológicos de custos e avaliação da sustentabilidade de produtos com base no seu ciclo de vida. Tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais com outros centros de investigação e com a indústria desde 2008.

João Fernandes integrou o departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) como Professor Auxiliar em fevereiro de 2018. Desde 2015 desenvolve o seu trabalho de investigação na unidade de investigação IDMEC. Doutorou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Técnico em 2017 com uma bolsa de doutoramento da FCT. Em 2017 integra-se em regime parcial no DEEC como professor convidado e recebe uma bolsa de pós-doc no IDMEC.

Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas de eletromagnetismo aplicado e conversão de energia e novos materiais aplicados a máquinas elétricas, tendo publicado diversos trabalhos em revistas internacionais.

Leonardo Macarini integrou-se no Departamento de Matemática do Técnico como professor associado. Obteve o seu doutoramento em Matemática no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Brasil, em 2001.  Nesse mesmo ano tornou-se investigador no IMPA com uma bolsa da Faperj e de 2002 a 2004 com uma bolsa especial CNPq-Profix. Em 2004 integrou-se no Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi contemplado em 2016 com um prémio da Academia Real da Bélgica (Prix du Concours annuel de la Classe des Sciences de l’Académie Royale de Belgique). Os seus interesses de investigação focam em Topologia Simpléctica, Dinâmica Hamiltoniana e Geometria Diferencial. A um nível técnico, trabalha com diferentes versões de homologia de Floer e suas aplicações dinâmicas e geométricas.

Luísa Martins formou-se em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico, onde também obteve o grau de Doutor e o título de Agregada, e onde é Professora Associada (Departamento de Engenharia Química). De 1994 a 2018 foi Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Química do ISEL e Vice-Presidente do referido Departamento de 2014 a 2018. É investigadora do Centro de Química Estrutural do IST desde 1992 e membro da Research Core Team e da Comissão Executiva do programa doutoral Catalysis and Sustainability.

A docente é autora de mais de 130 artigos, 13 patentes PT e WO, 5 capítulos de livros, comunicações em conferências.  A sua investigação concentra-se na aplicação da química verde no design inovador de produtos e processos sustentáveis . Em 2017, recebeu o Prémio de Excelência Científica IPL-CGD pelas Áreas de Tecnologia e Engenharia, em reconhecimento da sua produtividade científica e impacto nos últimos 3 anos. É Fellowship of the Royal Society of Chemistry, membro da ISE e Presidente da Sociedade Portuguesa de Eletroquímica.

Marta Almeida é investigadora auxiliar do Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares, membro do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN) e dedica a sua investigação à integração da qualidade do ar, alterações climáticas e saúde em sistemas urbanos. Licenciou-se em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em 1998 e concluiu o doutoramento em Ciências do Ambiente na Universidade de Aveiro em 2004. Trabalhou no Instituto de Soldadura e Qualidade, onde, para além das suas atividades de investigação, foi responsável por projetos de consultoria relacionados com a gestão da qualidade do ar para indústrias nacionais e internacionais. Foi Investigadora do Programa Ciência 2007 do Instituto Tecnológico e Nuclear e, entre 2014 e 2017, investigadora do Programa Investigador FCT no C2TN/IST.

No âmbito do seu trabalho de investigação realizou 100 publicações científicas, coordenou 7 projetos europeus e nacionais e participou noutros 18 em gestão da qualidade do ar, qualidade do ar interior, exposição a poluentes, identificação de fontes e mais recentemente em economia de baixo carbono.

Miguel Mendes é professor auxiliar do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), desde setembro de 2017, e membro do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC), desde o início de 2018. Doutorou-se em Engenharia Mecânica em 2011 no Instituto Superior Técnico com uma tese sobre simulação de escoamentos reativos em meios porosos, tendo realizado parte do trabalho na Universidade Técnica de Freiberg (TUBAF), Alemanha. No âmbito do seu doutoramento, recebeu em 2011 o prémio “Jovens Investigadores UTL/Deloitte e UTL/CGD”. De 2011 a 2014 trabalhou na TUBAF como investigador científico no centro de investigação colaborativa CRC-920. De 2015 a 2017 exerceu a sua atividade no Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), Alemanha.

Os seus interesses científicos estão relacionados com modelação e simulação de fenómenos de transporte em meios porosos, com aplicação a uma variedade de sistemas físicos.

Miguel Rodrigues é professor auxiliar do Instituto Superior Técnico e membro do Centro de Química Estrutural. Graduou-se em Engenharia Biológica (UAlg) e fez o seu doutoramento em Engenharia Química no Técnico em 2006. Antes de se tornar Investigador no Técnico (em 2009), foi cientista convidado na Universidade do Texas em Austin (EUA) onde desenvolveu investigação na área de “Processos de congelamento controlado para estabilização de proteínas em micropartículas”. Desde então, o seu trabalho tem explorado estes dois campos da Tecnologia Química, nomeadamente, sistemas supercríticos para melhorar a estabilidade e administração de produtos farmacêuticos e novas abordagens e métodos para crio-processamento de proteínas e células de forma a potenciar a escalabilidade de terapias emergentes.
A sua investigação tem motivado várias colaborações industriais na Europa e EUA com colegas da academia e indústria. Autor de várias publicações e patentes, o docente é também um dos fundadores da Smartfreez, uma startup que está hoje a moldar os métodos de criopreservação da indústria farmacêutica.

S. M. Sohel Murshed ingressa como professor auxiliar no Departamento de Engenharia Mecânica do Técnico. Anteriormente foi investigador da FCT e Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.  Depois de tirar o seu PhD em Engenharia Mecânica e Aeroespacial pela Nanyang Technological University (NTU), Singapura em 2007, realizou um pós-doutoramento na NTU, Singapura e na University of Central Florida, EUA.

Além de 7 livros e 20 capítulos de livros, ele é autor/co-autor de 120 publicações em revistas e conferências internacionais. Várias das suas publicações receberam distinções, sendo classificados como “Highly Cited Papers” pela Web of Science.  O seu leque de  interesses de investigação abarca os nanofluidos, ionanofluidos, transferência de calor em micro e nano-escala, fluxo de fluidos e ebulição, permutadores de calor, microfluídica, tecnologias avançadas de energia e refrigeração.

Patricia Muíño integrar-se-á no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico como professora auxiliar, desenvolvendo a sua atividade científica no Laboratório de Investigação em Física Experimental de Partículas (LIP). A agora docente do Técnico defendeu o seu doutoramento na Universidade de Santiago de Compostela em 2002, tendo desenvolvido a maior parte do seu trabalho de tese em colaboração com a Universitat de Barcelona no Deutsches Elektronen-Synchrotron (DESY), em Hamburgo.

Após um ano de Research Fellow em DESY e dois no CERN (European Organization for Nuclear Research) também como Research Fellow, veio para Portugal como post-doc. Desde 2008 é investigadora no LIP. Foi professora convidada do Departamento de Física da Faculdade de Ciências (Universidade de Lisboa) entre 2013 e 2018, e desde 2014 que coordena a participação Portuguesa na experiência ATLAS do Grande Colisionador de Hadrões (LHC) do CERN.

Paulo Ferreira é atualmente professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica do Técnico, uma função que acumula com a chefia do Departamento de Microscopia Eletrónica Avançada, Imagens e Espectroscopia no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL). Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de Illinois – EUA, fez a sua tese de post-doc no MIT em Ciência e Engenharia de Materiais, é Robert & Jane Mitchell Endowed Faculty Fellowship in Engineering e Professor Catedrático no âmbito do programa de Engenharia e Ciência dos Materiais da Universidade do Texas em Austin, EUA.

O docente concentra a sua investigação científica nas áreas dos nanomateriais e da nanotecnologia. É co-autor de três livros e também autor de mais de 167 artigos científicos publicados em diversas revistas internacionais, autor de vários artigos de opinião em publicações portuguesas e já participou como orador convidado em mais de 100 eventos.

Rui Coelho é, desde outubro de 2017, investigador auxiliar no Departamento de Física. Obteve o grau de licenciado em Engenharia Física Tecnológica pelo Técnico, entrou no Centro de Fusão Nuclear como bolseiro de investigação em 1995 e recebeu uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia para o seu doutoramento em Física pela Universidade Técnica de Lisboa, em colaboração com o “Istituto di Fisica del Plasma” de Milão, focado na instabilidade “tearing” em Tokamaks. Em 2001, obteve uma posição de post-doc no “Dipartimento di Energetica” do Politécnico de Turim e em 2008 foi nomeado deputy Leader da Task Force “Integrated Tokamak Modelling” no programa europeu de fusão EFDA. Desde 2014, Rui Coelho é o coordenador das atividades de equilíbrio e estabilidade hidrodinâmica no projeto “Code Development” do consórcio europeu EUROfusion, e desde 2016 responsável do grupo de Teoria e Modelização do IPFN.

Os seus interesses de investigação cobrem áreas da física dos plasmas e de Tokamaks como reconecção magnética, instabilidades causadas por partículas energéticas, modelização integrada de Tokamaks e processamento de sinal.

Rui Henriques é professor auxiliar nas áreas de Inteligência Artificial e Ciência de Dados no Departamento de Engenharia Informática. Licenciado (2008) e doutorado (2016) pelo Instituto Superior Técnico, passou pela McKinsey (2011), e coordenou em 2017 a área de Inteligência Artificial da TEKEVER.
É, atualmente, investigador sénior no INESC-ID onde se dedica à aprendizagem automática de modelos descritivos e preditivos a partir de dados estruturados. Neste contexto, os seus principais interesses são a descoberta avançada de padrões em espaços multi-dimensionais, e o enquadramento estatístico da aprendizagem para garantir a significância estatística e confiabilidade dos modelos. Os problemas reais que endereça têm aplicações nos domínios da biomedicina e aeroespaço.

Susana Vinga é atualmente professora associada no Departamento de Engenharia Informática e no Departamento de Bioengenharia, e Investigadora Sénior no INESC-ID na área de sistemas de informação e apoio à decisão. Licenciou-se em Engenharia Mecânica no Técnico (1999) e doutorou-se em Biologia/Bioinformática no ITQB/Universidade Nova de Lisboa (2005).

Durante os últimos anos foi Investigadora FCT no IDMEC (Development Grant). Trabalha nas áreas de Biologia Computacional e de Sistemas, em particular na modelação dinâmica, controlo e otimização de redes biológicas, e na análise de dados clínicos de elevada dimensionalidade. Os seus interesses de investigação estão centrados na identificação e modelação de sistemas biológicos e, também, em aprendizagem automática e bioestatística com aplicações à medicina personalizada. Em 2017 recebeu o Prémio Científico da Universidade de Lisboa/CGD na área das Ciências da Computação e Engenharia Informática pelo impacto das suas publicações.

Susana Vieira torna-se professora auxiliar no Departamento de Engenharia Mecânica do Técnico a partir de junho. Licenciada em Engenharia Mecânica, tem um mestrado e também um doutoramento pelo Instituto Superior Técnico. É atualmente investigadora no IDMEC (Investigador FCT 2014) e professora auxiliar convidada pelo IST. Foi professora auxiliar convidada pela Erasmus School of Rotterdam, em 2009, na área de Computação Inteligente. Em 2014, foi professora visitante no MIT e investigadora visitante na Division of Clinical Informatics do Beth Israel Deaconess Medical Center. As suas contribuições científicas estão centradas na teoria e aplicação de algoritmos de Computação Inteligente para análise de dados, otimização e decisão, aplicado a sistemas complexos. Recebeu o prémio de excelência na educação pelo IST em 2016 e 2017.

É editora convidada do special issueCollaborative Data Science in Healthcare”, International Journal of Medical Informatics e também  membro da IEEE Computational Intelligence Task Force: Fuzzy Systems for Web Intelligence.

Zita Martins exerce já funções como professora associada no Departamento de Engenharia Química do Técnico, e investigadora no CQFM-IN e iBB. Antes disso foi University Research Fellow (URF) da Royal Society no Imperial College em Londres. Licenciada em Química pelo Instituto Superior Técnico (2002), foi cientista convidada da NASA (2005 e 2006) enquanto concluía o doutoramento em Astrobiologia na Universidade de Leiden (2007). Entre 2007 e 2009 trabalhou para a missão espacial a Marte “ExoMars”. É co-investigadora de duas missões espaciais da ESA que irão ser instaladas na Estação Espacial Internacional (ISS). Em 2012, tornou-se professora convidada na Universidade Nice-Sophia Antipolis, França.

A nova professora do Técnico faz comunicação de Ciência, tendo sido selecionada pela BBC como Expert Scientist Women.  Foi escolhida pela Ciência Viva como uma das “Mulheres na Ciência” e, em 2015, condecorada por Sua Excelência o Presidente da República com o título de Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.