Técnico é parceiro de 10 projetos estratégicos aprovados pela Agência Nacional de Inovação

Todas as candidaturas de que o Técnico faz parte e que foram submetidas aos Programas Mobilizadores foram aprovadas.

O Técnico é um dos parceiros estratégicos dos dez projetos recentemente aprovados pela Agência Nacional de Inovação(ANI) no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico – Programas Mobilizadores. Todas as candidaturas que contam com a participação do Técnico e que foram submetidas a concurso conquistaram financiamento, atingindo-se uma taxa de aprovação de 100%. No total, o Técnico cativa um incentivo de mais de dois milhões de euros que irá ser canalizado para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos com impacto nas cadeias de valor de setores prioritários para a economia.

Para a professora Fátima Montemor, vice-presidente do Técnico para a Investigação e Assuntos Internacionais, esta taxa de aprovação total das candidaturas que contavam com a participação do Técnico “mostra a capacidade e competitividade da investigação do Técnico numa tipologia de projetos que abordam soluções de impacto industrial e de elevado potencial económico e impacto no mercado”. “Estes projetos evidenciam bem que o Instituto Superior Técnico se posiciona como um dos grandes parceiros estratégicos nesta tipologia de projetos”, adiciona ainda.

Este sistema de incentivos é direcionado para projetos dinamizadores de capacidades e competências científicas e tecnológicas, realizados em colaboração efetiva entre empresas e entidades não empresariais do Sistema de Investigação e Inovação. “Estes projetos aglutinam parceiros de excelência, mobilizando as suas capacidades e competências científicas e tecnológicas, criando conhecimento e impacto, permitindo a endogenização, a valorização e a exploração das tecnologias desenvolvidas. São uma ferramenta crucial para a dinâmica de inovação tecnológica nacional onde o Técnico se impõe cada vez mais como parceiro estratégico”, tal como salienta a vice-presidente da escola. “Estes projetos ilustram bem um dos grandes pilares estratégicos do Técnico e que está explícito naquilo que é a sua missão”, acrescenta a professora Fátima Montemor.

Os dez projetos aprovados pertencem a áreas diferenciadas e visam a criação de soluções tecnológicas inovadoras, aproveitando as competências científicas e a capacidade de inovar do Técnico e dos seus parceiros, e com elas criando valor.  Para o desenvolvimento destes projetos, o Técnico alia-se a parceiros estratégicos como a Tekever Space, Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, Vizelpas Flexible Films, DST SolarEfacec, Colep Portugal, CEI – Companhia de Equipamentos industriais, Simoldes- Plásticos, IBER-OLEFF, e a A4F.

Conheça abaixo os projetos vencedores, assim como os investigadores do Técnico responsáveis pelos mesmos.

•  o projeto “ASTRIIS– Atlantic Sustainability Through Remote and Integrated In-situ Solutions” tem como investigador responsável o professor Ramiro Neves;
  •   o “REV@CONSTRUCTION– Digital Construction Revolution”, será coordenado no Técnico pelo professor António Aguiar Costa,
  • o “BETTER PLASTICS-  PLASTICS  IN A CIRCULAR ECONOMY”  conta com a liderança  do professor João Bordado;
  •  o “BATERIAS 2030– As baterias como elemento central para a sustentabilidade urbana” tem como investigadora responsável a professora Fátima Montemor;
  •  o “FERROVIA 4.0″ é  coordenado no Técnico pela professora Virgínia Infante;
  • o “PRODUTECH4S&C- PRODUTECH SUSTENTÁVEL & CIRCULAR – Soluções inovadoras, sustentáveis e circulares com impacto na fileira das tecnologias de produção”  tem o professo Paulo Peças como investigador responsável;
  • o “INOVMINERAL 4.0-  TECNOLOGIAS AVANÇADAS E SOFTWARE PARA OS RECURSOS MINERAIS que conta com a coordenação  dento do Técnico do professor Pedro Amaral;
  •  O “PAC- Portugal AutoCluster for the Future”   tem como investigador responsável o professor António Luís Moreira;
  • o “S4Plast – Sustainable Plastics Advanced Solutions”  conta com a liderança do professor  Rui Baptista;
  • e o “Move2LowC– Combustíveis de Base Biológica” tem como investigadora  responsável  a professora Isabel Sá Correia.