Técnico e Santander promovem iniciativas com vista para o futuro

Além de apresentar atividades futuras, no evento “o futuro é agora” procedeu-se à entrega de prémios, e foram vários os relatos acerca dos benefícios alcançados com participação nestas atividades.

Captar talentos não chega, é preciso investir neles, capacitar e potenciar as suas aptidões. É com essa ideia bem presente, e com o apoio do Santander Universidades, que são, ao longo do ano, desenvolvidas várias iniciativas com o objetivo de apoiar e estimular a criatividade e a pro-atividade da comunidade do Técnico. Premiar e relembrar as oportunidades que estas iniciativas representam foi o objetivo da sessão “O futuro é agora”, que decorreu esta terça-feira, 24 de outubro,  no salão Nobre do Técnico, onde os principais protagonistas foram os beneficiários dos prémios.

“Em boa altura o Santander entendeu que a nossa escola seria um parceiro a considerar”, foi assim que o Presidente do Técnico, o professor Arlindo Oliveira, iniciou o seu discurso, destacando a importância deste apoio para a concretização de atividades “que permitem enriquecer a vossa experiência enquanto alunos e enquanto pessoas”. “Estas iniciativas projetam uma imagem diferente do Técnico para o mundo”, frisou ainda.

Quase em jeito de resposta, o engenheiro Marcos Ribeiro, Diretor Coordenador do Santander Universidades Portugal, garantiu “o privilégio de ter o Técnico como parceiro”, ajudando a “ criar atividades que têm impacto na sociedade”. O engenheiro Marcos Ribeiro aproveitou para desafiar os alunos a “agarrarem o futuro”, enriquecendo os seus currículos de forma a que lhes seja sempre possível “escolher um percurso profissional que os faça felizes”.

A palavra foi depois dada aos participantes das diversas iniciativas. Rui Pedro Antunes, vencedor do Build Program for Santander Universities Students, foi um dos que quis partilhar “a experiência perfeitamente única” que viveu e que lhe permitiu “contactar com várias formas de estar e aprender imenso durante semanas intensivas”. Transmitindo algumas das aprendizagens que trouxe na bagagem, salientou que uma das arestas que este programa o ajudou a limar foi sua a capacidade de adaptação e resiliência. “Se queremos ter sucesso temos que aprender a insistir e temos acima de tudo que nos saber adaptar aos desafios”, afirmou o aluno.

Tomás Pereira foi um dos dez alunos que participou na European Innovation Academy, graças a esta parceria do Técnico e do Santander Totta. Uma inscrição que rondava os 1500 euros, tornou-se gratuita e permitiu-lhe “perceber que é isto do empreendedorismo que quer fazer o resto da vida”. Conheceu “profissionais gigantes”, “ouvi criticas e elogios”, “percebi a viabilidade das minhas ideias”, entendeu “a importância de uma equipa diversa” e fez contatos que mantém e que sabe que lhe serão sempre úteis. “Foi muito importante para mim agarrar esta oportunidade, e por isso estou muito grato por me terem ajudado a fazê-lo”.

Entre testemunhos, iam sendo entregues os prémios TecInnov e CA2ECTécnico aos vários projetos vencedores, sendo no total dados 39 mil euros. Também dois docentes que usufruíram do programa start up funds, que lhes fornece apoios tanto para a sabática parcial no estrangeiro como também no financiamento de projetos de investigação, partilharam os proveitos tirados destas bolsas.

Inês Sousa, administradora do Banco Santander Totta, encerrou a cerimónia, frisando a importância do Técnico na construção de líderes nacionais e internacionais. “Engenheiros tem uma aura única” declarou a economista, ressalvando a “honra desta parceria” e exprimindo o desejo de que efetivamente “esta criatividade do presente se reflita no futuro”.