Técnico escolhido pelos melhores alunos nacionais e internacionais

Na primeira fase de candidaturas ao Ensino Superior Público o Técnico preencheu 99% das vagas disponíveis.

A 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público colocou 42.958 alunos nas escolas públicas, a que corresponde um aumento de 2,1% no número de colocados na mesma fase em 2015.

Escolheram o Instituto Superior Técnico 4338 candidatos para as 1489 vagas a concurso, uma taxa de 2,9 candidatos por vaga disponível.

O Técnico preencheu 99% das vagas a concurso na primeira fase de acesso, observando-se melhores resultados que a nível nacional onde ficaram por preencher 15% das vagas. Apenas engenharia civil não preencheu a totalidade das vagas, facto que preocupa a Ordem dos Engenheiros que em comunicado referiu que “A médio prazo, a oferta de engenheiros civis em Portugal será insuficiente face às necessidades do País, bem como para as necessidades de atividade internacional das empresas”.

Também ao nível de colocados em 1ª opção se assistiu a um aumento face ao ano anterior revelando uma subida clara da procura dos cursos do Técnico com os 2466 candidatos que escolheram um curso do Técnico em primeira opção na 1ª fase.

O aumento da nota mínima de ingresso no IST verificado nos últimos anos concretizou-se este ano em 4 cursos nos 10 a nível nacional com nota mínima de ingresso mais alta. Este ano, pela primeira vez, dois cursos de engenharia, ambos do Técnico, lideram o ranking, Engenharia Aeroespacial e Engenharia Física Tecnológica, ambos com uma nota mínima de seriação de 18,53 valores. Matemática Aplicada e Computação, com uma média de 18,05 valores, e Engenharia Biomédica, com 17,98 valores, integram a lista dos cursos neste ranking.

Uma análise dos resultados por género indica que continua a tendência de aumento do número de candidatos do sexo feminino com a colocação de 31% de alunas na 1ª fase.

Decorre ainda o processo de acolhimento de alunos internacionais, tendo-se inscrito até ao momento 497 alunos de 59 nacionalidades estando previsto que até à conclusão deste processo este número duplique. Este ano, e pela primeira vez, escolheram o Técnico para prosseguir os seus estudos alunos norte-americanos