Uma missão educativa na Ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe, contou com a participação do Instituto Superior Técnico, com o objetivo de proporcionar formação presencial a 40 professores locais. Organizada pelo município de Oeiras, a iniciativa abrangeu cinco formadores nas áreas de Português, Matemática, Ciências, Expressões e Trabalho de Projeto, que promoveram metodologias para melhorar a qualidade do ensino na região.
Na área das Ciências, a missão contou com a participação de Maria João Verdasca, gestora do projeto ‘Engenharia para Todos’ do Técnico e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), destacando-se a iniciativa ‘Lab in a Box’ que, com o seu kit de materiais laboratoriais, pretende tornar as aulas mais práticas e envolventes, despertando a curiosidade dos estudantes e incentivando a sua aprendizagem de forma ativa.
Durante duas semanas, cada um dos cinco formadores esteve diariamente com duas turmas no período da manhã, abrangendo cerca de 1500 crianças. As tardes foram dedicadas às sessões de formação com os professores, onde foram abordadas novas estratégias pedagógicas e partilhadas boas práticas educativas.
Além das atividades em sala de aula, a equipa foi recebida pelo presidente do Governo Regional do Príncipe, Filipe Nascimento, e reuniu-se com a secretária regional da Educação, Fátima Cassandra, para discutir as necessidades educativas da ilha e futuras colaborações. Foram ainda estabelecidos contactos com a organização não-governamental Fundação Príncipe para aproximar a comunidade escolar das instituições locais, tendo a equipa de formadores também participado numa campanha de recolha de lixo na ilha.
No encerramento da formação, os professores receberam os seus diplomas das mãos do próprio presidente do Governo Regional, num momento que incluiu um lanche tradicional. Segundo Maria João Verdasca, o impacto da formação fez-se notar em pequenas, mas significativas mudanças nas práticas pedagógicas, como uma melhor organização do espaço escolar e aulas mais dinâmicas e participativas. “O poder transformador da educação ficou evidente em cada sorriso das crianças e na dedicação dos professores em abraçar novas formas de ensinar”, comentou.