18 dos 20 cursos de 1.º ciclo do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, lotaram o número de vagas oferecido para este ano letivo. Mesmo um número de vagas maior que o do ano passado não bastou para toda a procura demonstrada pelos estudantes inscritos no Concurso Nacional de Acesso do Ensino Superior. Para 2026/2027, a Escola abrirá as portas a 1656 novas caras.
A contribuir para o aumento do número de vagas do Técnico este ano está a Licenciatura em Engenharia Geral (GENI), curso estreante na oferta académica da Escola, ministrado exclusivamente em inglês, que deu entrada nas tabelas com uma Nota Mínima de Seriação (NMS) de 171,0 em 200 e ocupação plena das 30 vagas disponibilizadas.
A Licenciatura em Engenharia Aeroespacial voltou ao top 5 de cursos com a NMS mais alta do país. Mesmo sendo um dos cursos mais populosos do Técnico, contando com 135 vagas, esta licenciatura apresenta a NMS mais alta da oferta formativa da região de Lisboa.
As NMS dos outros cursos do Técnico também tenderam para valores mais altos – 65% dos cursos de 1.º ciclo exigiram este ano uma NMS mais alta que o ano passado. Em metade dos cursos do Técnico, este requisito foi superior a 16 valores.
NMS (Nota Mínima de Seriação) de todos os cursos do Técnico:
- Arquitetura (Mestrado Integrado) – 160,5
- Engenharia Aeroespacial – 186,0
- Engenharia do Ambiente – 136,3
- Engenharia Biológica – 159,3
- Engenharia Biomédica – 174,3
- Engenharia Civil – 148,0
- Engenharia Eletrónica – 121,5
- Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – 152,0
- Engenharia Física Tecnológica – 171,8
- Engenharia Geral – 171,0
- Engenharia e Gestão Industrial – 166,5
- Engenharia Informática e de Computadores (campus Alameda) – 165,3
- Engenharia Informática e de Computadores (campus Taguspark) – 142,5
- Engenharia de Materiais – 152,0
- Engenharia Mecânica – 176,0
- Engenharia de Minas e Recursos Energéticos – 142,3
- Engenharia Naval e Oceânica – 167,5
- Engenharia Química – 153,3
- Engenharia de Telecomunicações e Informática – 124,0
- Matemática Aplicada e Computação – 170,8
A Semana de Acolhimento terá lugar de 1 a 4 de setembro, dando as boas-vindas aos novos estudantes de 1.º e 2.º ciclo.
Os estudantes colocados no Técnico podem obter mais informações sobre o processo de matrícula e as sessões de acolhimento que os esperam através do site com informações sobre primeiros passos no Técnico. Adicionalmente, podem contar com apoio presencial de guias do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE) para o processo de matrícula, no Pavilhão Central do campus Alameda, entre 24 e 27 de agosto.