Campus e Comunidade

Técnico produz solução desinfetante para doar a unidades de saúde

Uma equipa de investigadores do Técnico está dedicada a produzir uma solução desinfetante que será doada a várias unidades de prestação de cuidados de saúde.

O Técnico continua a mobilizar-se e a tentar ajudar como pode no combate à pandemia de Covid-19. Desta feita, e respondendo ao repto lançado por várias instituições da área da saúde, uma equipa de investigadores da instituição está a produzir uma solução desinfetante para as mãos para suprir, nos próximos dias, as limitações de stock identificadas pelas unidades de saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

“Temos recebido pedidos de várias instituições de saúde e estabelecemos um canal de contacto com a ARSLVT [Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo] que vai coordenar a distribuição por hospitais de Lisboa e Vale do Tejo. Entretanto, também surgiu um pedido para o hospital de campanha da Universidade de Lisboa”, partilha a professora Fátima Montemor, vice-presidente do Técnico para a Investigação e Assuntos Internacionais. Depois de recebido o pedido de ajuda das entidades de saúde, foi fácil reunir uma equipa para o cumprimento desta missão como partilha a docente: “As pessoas têm muita vontade de ajudar. Recebi muitos e-mails de responsáveis de laboratórios do Técnico, como o IPFN, IN+, Ambiente, CQE, INESC-MN, C2TN, entre outros, a cederem álcool, luvas, máscaras, etc.”. “Temos 5 pessoas a ajudar. Muitas pessoas ofereceram-se para ir aos seus laboratórios e preparar as soluções que depois levam para o ponto de recolha a instalar na Torre de Química”, refere, ainda, a docente.

Nos próximos 3 ou 4 dias, a equipa de investigadores envolvida no projeto espera ter conseguido produzir cerca de 200 litros, prevê a vice-presidente do Técnico que adianta que se tudo correr bem a primeira leva da solução desinfetante será entregue já no início da próxima semana.

Antes do início deste projeto, o Técnico tinha já encetado uma recolha de informação sobre a existência de bens, tais como álcool, luvas e máscaras,  em armazém nos seus centros de investigação e laboratórios, e que neste momento são escassos nas unidades de saúde. Todo o material recolhido será entregue juntamente com a solução desinfetante produzida.

Apela-se a quem tenha álcool disponível e que o queira ceder para o projeto que entre em contacto com a equipa.

Contactos:

Fátima Montemor: mfmontemor@tecnico.ulisboa.pt