Técnico Solar Boat ganha prémio Inovação do Ano

Além da distinção, o projeto termina o ano com o estabelecimento de vantajosas parcerias.

O arranque da nova temporada do Técnico Solar Boat (TSB) não podia estar a correr melhor. O projeto foi galardoado com o prémio Inovação do Ano “pela excelência colocada ao serviço da investigação cientifica e tecnológica no âmbito da aplicação das energias renováveis e da sua utilização na motonáutica” – como se pode ler no texto esculpido no prémio. Além disso surgiu recentemente a oportunidade de estabelecerem uma parceria inédita com a Federação Portuguesa de Motonáutica e com a Fundação do Desporto, passando assim o TSB a integrar uma seleção nacional, representando oficialmente Portugal nas competições internacionais.

Tudo começou com a exibição de um vídeo do projeto num evento organizado pela UIM (União Internacional de Motonáutica) em Beirut onde estavam reunidas todas as federações de todos os países. “Falou-se da utilização de barcos movidos a energia solar e da possível integração na motonáutica. O presidente da federação, Paulo Ferreira, achou bastante interessante e quis chegar-se à frente ao apostar no futuro das energias renováveis”, recorda Dinis Rodrigues, líder da equipa TSB. Começava assim uma parceria única no mundo, como reitera Dinis Rodrigues: “é a primeira Federação no mundo a apostar neste novo movimento”.

Com esta parceria o TSB passará a ter todos os membros federados como atletas profissionais de competição, integrando uma seleção nacional que representará Portugal nas competições. Para além disto, advêm da mesma um apoio monetário generoso – rondando os 50 mil euros- assim como a exposição a uma rede de contactos muito vasta. “Neste tipo de projetos o dinheiro é sempre um ponto crítico, e a grande linha que nos separa das outras equipas é a dificuldade em obter financiamento para os materiais necessários a tempo e horas”, explica o líder da equipa TSB. “Agora com o apoio da federação conseguiremos uma maior segurança monetária que por sua vez reduzirá o tempo de construção e desenvolvimento do nosso barco”, acrescenta de seguida.

Da recente ligação resultou também o convite para a participação na gala anual da motonáutica nacional, que se realizou no passado dia 1 de dezembro. “A Federação quis demonstrar a sua aposta ao nosso projeto ao mundo da motonáutica, convidando a nossa equipa e também expondo o nosso barco em primeira fila dando assim destaque às energias renováveis”, declara o líder da equipa TSB. Além de apresentarem o São Rafael 01 (SR 01), a equipa teve também a oportunidade de partilhar os objetivos que chegam com a nova temporada, nomeadamente a construção do SR02- o próximo protótipo que já em construção.

Para fechar o ano em grande e solidificar as expetativas para os desafios que estão à espreita, ainda durante a gala motonáutica nacional, o projeto do Técnico foi chamado a palco para receber o prémio Inovação, por norma entregue a pessoas que desafiam os limites da engenharia na motonáutica. “Obter este reconhecimento foi bastante gratificante para a nossa equipa e ficará para sempre na história do nosso projeto. É uma grande demonstração do que ‘apenas’ alunos e futuros engenheiros do Instituto são capazes de fazer”, sublinha Dinis Rodrigues.

Com a inspiração dos reconhecimentos que chegaram, a equipa constituída por 28 alunos do Técnico está pronta para conquistar superar novas marés: “Acreditamos que o Técnico Solar Boat possa finalmente vencer no próximo Verão o Solar & Energy Boat Challenge a decorrer no Mónaco”, pode ler-se no comunicado da equipa. Não esquecem, porém, de onde desaguaram: “sem o Técnico todo este projeto não seria possível, é graças a muitos docentes, que o nosso projeto agora está em crescimento exponencial”, refere o líder da equipa. Esta aposta e confiança apenas vêm a confirmar que o Técnico é sem dúvida alguma a melhor Instituição de engenharia do país”, acrescenta de seguida. Também a missão que está na génese deste projeto é relembrada por Dinis Rodrigues: “temos a oportunidade de ser pioneiros desta grande mudança, e sermos capazes de apresentar soluções sustentáveis que poderão vir a melhorar o nosso planeta”.