Técnico Taguspark foi um dos “recintos” na maior maratona global de criação de jogos

O evento, com organização local do Laboratório de jogos, acolheu cerca de cinco dezenas de estudantes entre 3 e 5 de fevereiro.

O campus Taguspark do Instituto Superior Técnico foi o “recinto” para mais uma maratona criativa internacional de jogos, Global Game Jam 2023, acolhendo cerca de cinco dezenas de estudantes, entre 3 e 5 de fevereiro. O evento foi organizado localmente pelo Laboratório de Jogos, com o apoio da Funcom, tendo como parceiros o núcleo de estudantes Game Dev Técnico e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Com o objetivo de criar um jogo com a temática secreta “Roots”, durante 48 horas, os estudantes trabalharam em equipa, exploraram as suas capacidades e colocaram a sua criatividade à prova. No evento, o objetivo não é a competição, mas sim a cooperação.

Carolina Brás, aluna do Engenharia Informática e de Computadores no Técnico que integra o Laboratório de Jogos, descreve o evento como sendo “uma oportunidade para [os estudantes] mostrarem o que valem num espaço onde se sentem confortáveis para conviverem com os outros participantes, pedirem ajuda e aprenderem uns com os outros”.

Na tarde do último dia , os estudantes tiveram oportunidade de mostrar o produto final do seu trabalho, num showcase de jogos. Após avaliação do júri, composto por três game designers da Funcom e o professor Carlos Martinho, dois dos cinco jogos desenvolvidos foram destacados – “Retconnect-3” e “√Rootie & Twootie²” – e premiados os estudantes das equipas que os elaboraram.

Todos os jogos desenvolvidos no campus, podem ser explorados no website do evento.

Há mais de cinco anos que o campus do Técnico no Taguspark disponibiliza um espaço para os estudantes se reunirem e participarem no Global Game Jam. “Para quem tem interesse na área de jogos é importante que participem em iniciativas como esta (…) Qualquer pessoa pode inscrever-se (…) mesmo que alguém não tenha tanta experiência em game development, é uma boa oportunidade para aprender mais sobre o assunto com os restantes participantes”, salienta Carolina Brás.