TFIST realiza festival online e presta homenagem a Amália Rodrigues

A Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico contornou os constrangimentos impostos pela pandemia e realizou a 1.ª edição do Maresias.

A situação pandémica impediu a realização de mais uma edição da Expedição, mas não parou a Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico (TFIST), nem a vontade de promover a tradição e o espírito estudantil na sua vertente musical e cultural. Por isso mesmo, a TFIST contornou as adversidades, reinventou-se e realizou o I Maresias – Festival Virtual de Tunas Femininas do Instituto Superior Técnico.

O Festival contou com a participação da Cientuna – Tuna Feminina de Ciências do Porto, Gatuna – Tuna Feminina Universitária do Minho, TunaF – Tuna Feminina do Orfeão do Porto, e da TunaMaria – Tuna Feminina da FCT da Universidade Nova de Lisboa (UNL). A participação foi feita através de vídeos, produzidos pelas tunas a concurso, e divulgados nas redes sociais, ao longo do mês de novembro.

No dia 27 de novembro, data em que se assinala o Dia Mundial do Fado, decorreria a gala final do Maresias, onde os vários vídeos foram relembrados e posteriormente divulgados os vencedores do festival. O prémio “Melhor Vídeo” foi arrecadado pela Tuna F, a Tuna Maria conquistou o galardão de “Melhor Tributo”, e a TunaMaria foi distinguida com o prémio “Tuna Mais Público”.

Para além do concurso de Tunas, o Maresias ficou marcado pela estreia de um videoclipe da música de Amália Rodrigues, ‘Ao Poeta Perguntei’, adaptada pela TFIST, como forma de homenagear o centenário do nascimento da artista.

Os que não tiveram oportunidade de assistir à 1.ª edição do Maresias, têm ainda a possibilidade de o rever, assim como todos estes momentos que marcaram o festival, poderão fazê-lo no canal de youtube da TFIST.