TL Moto promete entrar de “prego a fundo” na próxima época

O Roll-Out da equipa de alunos serviu para retratar a evolução do projeto, apresentar o novo protótipo elétrico, mas também para apresentar algumas metas futuras.

Nos eventos de apresentação dos novos protótipos das equipas de alunos do Técnico são sempre predominantes os tons de orgulho e os traços de empenho. Seja nas expressões de ânimo, no perfecionismo com que se apresenta tudo, ou na atenção com que se recebe os apoiantes torna-se impossível não ser seduzido(a) por toda a envolvência. E no “Roll- Out” da TL Moto esta quarta-feira, 12 de dezembro, a essa mesma sensação foi eletrizante, não fosse o protótipo elétrico o centro das atenções do evento.

Francisco Jesus e João Gaspar, líderes da equipa, foram os anfitriões do evento e comandaram uma apresentação dinâmica sobre os momentos marcantes que têm pautado a existência deste núcleo de alunos. Antes da mesma, porém, passaram a palavra ao presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira, que fez questão de estar presente para “elogiar a qualidade do trabalho de mais um núcleo de alunos”. “Estas atividades em que se fazem obras de engenharia são um trabalho excecional feito por alunos que ainda nem acabaram o curso”, sublinhava o professor Arlindo Oliveira. “É, sem dúvida alguma, um trabalho extremamente meritório e que coloca o Técnico a um nível excecional, no patamar das melhores escolas internacionais”, declarava ainda.

As atenções voltavam-se depois novamente para os líderes da equipa que voltaram ao ano de 2012 – data de criação da TL Moto-, para explicar o que motivou a criação deste núcleo de alunos: “A equipa tinha como objetivo a participação na terceira edição do Motostudent, sendo que na altura havia apenas uma categoria de competição: a combustão”, partilhava João Gaspar. Com os anos têm-se somado desafios suplementares, e hoje em dia são duas as categorias em que os alunos do Técnico se predispõem a competir. Pelo meio e além da competição, a equipa aceitou o repto de competir no Campeonato Nacional de Velocidade. Segundo João Gaspar através destas “provas conseguimos obter know-how, informações importantes para o desenvolvimento da mota e ainda perceber toda a logística e planeamento deste tipo de provas”. Nesta experiência ocasional, mas muito “gratificante” a equipa acabou por alcançar ótimos resultados: 8º classificado na competição geral e 4º classificado como construtores.

Coube depois, a Francisco Jesus a apresentação daquilo que foi a competição da equipa do Técnico na Motostudent. Através de vários vídeos mostrou não só o trabalho que a equipa foi desenvolvendo no aprimoramento da mota como também o espírito que domina o ambiente competitivo. “A Motostudent é mais do que uma corrida de motas, é na sua essência engenharia e por isso divide-se em duas fases: a fase de projeto que decorre ao longo do ano, e a fase de competição”, explicava. “Depois de muito trabalho e ainda que não tenhamos conseguido competir em todas as provas, obtivemos um 13º lugar no ‘best design’, o 21º na categoria de negócios, e fomos o 22º classificado na categoria geral”, revelava Francisco Jesus, frisando a satisfação da sua equipa com os resultados alcançados.

Relembrados aqueles que têm sido os focos do passado e do presente, é hora de olhar para o futuro. Depois de reunida em palco, foi altura de anunciar o novo líder da equipa para a época de 2019/2020: Diogo Vicente. Assumindo-se como “pronto para abraçar o cargo”, resumiu algumas das metas a que a equipa se propõe a ultrapassar. “Vamos querer competir na Motosutdent 2020 na categoria elétrica”, começava por vincar. “Continuaremos também a competir no Campeonato Nacional de Velocidade porque acredito que temos uma moto fiável para fazer estas provas e vamos fazer melhorias que nos permitirão lutar por lugares cimeiros na tabela”, certificava de seguida. A tarefa do novo líder na exposição daquilo que serão os próximos dois anos tornou-se difícil, não porque o conteúdo ou a forma como o fazia não fossem aliciantes, apenas porque na altura de intervir o tecido que ocultava a 02e – protótipo elétrico da TL Moto – já havia sido descerrado, e a partir desse momento passou a ser ela o centro das atenções e a protagonista da sessão. E a avaliar pelos comentários ouvidos no final da sessão, pelo menos visualmente a mota dos alunos do Técnico já está a liderar a corrida.