Campus e Comunidade

Trabalho de alumnus do Técnico premiado na área da computação de alto desempenho

Luis Felipe Costa viu reconhecido o seu trabalho na promoção da educação de raparigas nas áreas STEM.

Luís Felipe Costa, antigo estudante do Instituto Superior Técnico, recebeu o Educational Award for Outstanding Contribution to Computational Science Education. O prémio foi atribuído pela ACM SIGHPC, um grupo de investigadores que trabalham em computação de alto desempenho da Association for Computing Machinery, no campo da Educação, a 28 de setembro, em Atlanta, Estados Unidos da América.

A distinção reconhece o trabalho de Luís Felipe Costa no ensino de ciências computacionais aplicadas à educação, em particular da tese de doutoramento “Heroine’s Learning Journey”. 

O caminho apontado na tese, co orientada por Ana Moura Santos, para promover a igualdade de género em disciplinas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e apoiar as raparigas que desejam enveredar por uma carreira na área, já foi aplicada com sucesso no contexto do projeto Erasmus+  Fostering Women to STEM MOOCs (FOSTWOM) para a igualdade de género em STEM.

No FOSTWOM, recorreu-se a Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs) para criar conteúdos STEM, livres de estereótipos de género, com o objetivo de aumentar o número de estudantes e formandas do sexo feminino em cursos destas áreas. Incluem-se, aqui, estudantes inscritas em instituições de ensino superior e participantes de cursos MOOC em STEM.