Campus e Comunidade

Trash4Goods: um projeto em que ganha o ambiente e também quem recicla

Arrancou recentemente o teste-piloto deste projeto, que conta com a parceria do Técnico e da Sociedade Ponto Verde.

“Ao reciclares ganhamos todos”, é o mote do Trash4Goods, um projeto de inovação que nasce da JUNITEC- Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico e que usa a gamificação como grande aliada na sensibilização e incentivo para o aumento da reciclagem. Mais do que uma frase feita, o lema do projeto mostra a sua essência e a consciência ambiental do grupo de alunos empreendedores do Técnico que estão por detrás desta ideia. O projeto, que vem sendo desenvolvido há algum tempo, entra agora numa fase crucial: o teste-piloto. Para tal, os alunos contam com o Instituto Superior Técnico e a Sociedade Ponto Verde e durante as próximas semanas cada embalagem depositada no caixote inteligente do Trash4Goods, instalado no Pavilhão de Civil, no campus da Alameda, resultará em pontos acumulados que darão acesso a um lote de variados prémios.

“O projeto nasce como sendo um dos novos projetos de inovação da JUNITEC deste ano, e surge com uma missão difícil e ambiciosa, mas bem definida: melhorar a reciclagem em Portugal!”, explica João Trindade, gestor do projeto. “Após meses de reuniões com especialistas, pesquisa e mudanças de abordagem chegámos ao conceito do Trash4Goods como se encontra hoje: um sistema de gamificação, que conta com a ajuda dos nossos caixotes inteligentes e a nossa aplicação, para premiar os utilizadores pela sua reciclagem, tornado a experiência de reciclar mais motivante e recompensadora”, salienta ainda. A equipa de alunos pretende assim combater “a falta de incentivos, informação e inovação que é sentida no mundo da reciclagem em Portugal e conduz a níveis e contaminação elevados e taxas de reciclagem demasiado baixas”.

A ideia desperta o espírito competitivo e tem, antes de tudo, subjacente uma missão muito importante. Cada vez que os utilizadores reciclam ganham pontos na aplicação Trash4Goods. “A ideia é que estes pontos possam mais tarde ser tornados por prémios, recompensas ou descontos. Além disso, a nossa aplicação conta com desafios novos todas as semanas, com conquistas que os utilizadores podem desbloquear, sendo recompensados com ainda mais pontos, e com informação estatística que lhe permite ter uma noção do impacto por eles criado”, sublinha João Trindade.

Tanto a aplicação como o caixote inteligente foram inteiramente desenvolvidos pela equipa da JUNITEC. “O grande responsável pelo desenvolvimento da aplicação foi o nosso génio da informática Pedro Esteves, sendo o design criado pela Maria Amoedo. O caixote e toda a sua inteligência, ficaram ao encargo do Afonso Ravasco e do Tiago Lourinho”, conta o gestor do Projeto.

O teste piloto que conta com a parceria do Técnico, arrancou no passado dia 19 de outubro, e estende-se até 15 de novembro, e servirá para testar e validar a nossa solução, sendo a primeira vez que o projeto contacta com o público. “Queremos por à prova o nosso conceito e perceber quais as funcionalidades e características do nosso produto precisam de ser melhoradas. Sem estes testes e provas não conseguimos saber para onde evoluir e por isso que acreditamos que trará muito ao projeto”, realça o aluno do Técnico.

Alunos, docentes, investigadores e funcionários do Técnico terão a oportunidade de reciclar Garrafas de Plástico PET e Latas de Alumínio ou Aço no caixote colocado no Pavilhão de Civil- junto ao Bar- acumulando em cada depósito um número de pontos. Antes disso, porém, é preciso fazer o download da aplicação e criar uma conta para ter acesso total ao caixote, habilitando-se aos prémios e sobretudo contribuindo para uma causa maior. “Temos mais de 500 euros em prémios para oferecer não só aos vencedores, mas também a quem participar”, evidencia o gestor do projeto Trash4Goods.

“O Técnico surge como o parceiro ideal para acolher este teste piloto”

João Trindade salienta que “o Técnico surge como o parceiro ideal para acolher este teste piloto”, frisando ainda que “sendo esta a melhor faculdade tecnológica do país foi o cenário perfeito para colocar o nosso Caixote inteligente”. Além da cedência do espaço pretendido para instalação do caixote, João Trindade destaca a “ajuda preciosa prestada no design gráfico do caixote, tendo o mesmo sido personalizado à imagem do Instituto Superior Técnico”.

A equipa do Trash4Goods acredita que as caraterísticas da comunidade, em especial a faceta interventiva dos alunos da escola, poderão contribuir para o sucesso deste teste piloto. “As questões ambientais estão na agenda do dia e sentimos que os próprios alunos têm cada vez mais consciencialização para as mesmas, somos de facto uma geração que está ciente das consequências que a falta de mudança dos nossos hábitos pode ter no futuro”, afirma João Trindade. “A prova disso mesmo, no Instituto Superior Técnico, é exemplo o núcleo Ambientalist que tem um papel importante no que diz respeito a lutar pelas questões ambientais”, reforça.

Relativamente ao futuro, a equipa de empreendedores espera poder expandir a rede de caixotes e estar presente em locais de elevado consumo espalhados por todo o país. “O nosso grande objetivo é criar uma rede suficientemente vasta para poder ter impacto nas metas definidas da União Europeia que Portugal tem que cumprir referentes à reciclagem”, refere o gestor do projeto. A mais curto prazo, a equipa pretende refinar o protótipo, “expandir para outros locais dentro do universo universitário e começar a crescer a nossa base de utilizadores e parceiros”, adianta ainda.

A equipa pretende também diversificar as recompensas oferecidas, indo ao encontro de todo o tipo de gostos e ambições, oferecendo, por exemplo, descontos em lojas, restaurantes, cinemas, museus e muito mais. “A ideia é a nossa aplicação servir também como canal de promoção para os nossos parceiros atraírem clientes”, partilha o aluno do Técnico.