Três dias de formação e encorajamento a um ensino de excelência

Durante três dias, o Técnico oferece um programa intensivo de formação aos recém-integrados professores e investigadores, fomentando o aperfeiçoamento das competências fundamentais.

Mais do que uma formação, o IST Shaping the Future é uma forma de promover a adaptação dos novos docentes e investigadores da escola. A iniciativa é inédita em Portugal, e durante os últimos três dias – 6 a 8 de setembro – reuniu, em Caparide, várias personalidades da escola que partilharam experiências, conhecimentos e estratégias que têm marcado os seus percursos académicos. O projeto partiu de uma ideia conjunta do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico do Técnico, e pretende “garantir as melhores condições, informação e enquadramento destes novos membros da nossa comunidade durante o seu período experimental”, realça o professor Luís Oliveira e Silva, presidente do Conselho Científico.

Esta quinta-feira, 7 de setembro, foi o dia escolhido para o Conselho de Gestão (CG) se apresentar aos novos docentes e investigadores. “Estamos aqui para vos dar as boas vindas à nossa escola e para explicar o que cada um de nós faz dentro do Técnico, mostrando a nossa disponibilidade para vos ajudar em qualquer questão que necessitem”, afirmou o presidente do Técnico, o professor Arlindo Oliveira. Entre tantos outros conselhos e esclarecimentos de dúvidas, o ambiente revelou-se sempre descontraído e acolhedor, o que por si despoletava expressões que retratavam a satisfação dos formandos. “Os professores que anteriormente participaram nesta formação, ainda hoje recordam a aprendizagem que dela retiraram. Espero que o mesmo aconteça com vocês”, partilhou Isabel Gonçalves, responsável pelo Núcleo de Desenvolvimento Académico do Técnico, e uma das responsáveis pela iniciativa.

O programa de formação revelou-se intensivo, e nesta terceira edição da iniciativa o objetivo da organização foi fazer ainda melhor. “De edição para edição temos tentado melhorar a formação incorporando o feedback recebido dos participantes e dos convidados”, destaca o professor Luís Oliveira e Silva.  Este ano além de docentes e funcionários do Técnico, também professores de outras faculdades foram convidados a partilhar conhecimentos. Liderança e Integridade académicas, inteligência emocional ou a psicologia dos estudantes foram alguns dos temas que regeram as formações dadas. “A formação expõe os novos membros da nossa comunidade a um conjunto diversificado de boas práticas, modelos, e informação sobre a organização do IST, a carreira, e as diferentes vertentes da atividade de um académico”, explicou o presidente do Conselho Científico.