ULisboa entre as 30 melhores da Europa na produção científica

A Universidade de Lisboa é líder do ranking de Leiden na Península Ibérica e ocupa o 30.º lugar a nível europeu.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) surge no 121.º lugar a nível mundial e no 30.º europeu na edição 2020 do CWTS Leiden Ranking. Para além disso,  é também líder por entre as universidades da Península Ibérica que constam nesta listagem. Neste posicionamento de destaque alcançado a investigação que se faz no Instituto Superior Técnico terá tido uma importante palavra a dizer, não estivessem duas das áreas em que a ULisboa mais se destaca diretamente ligadas aos domínios de investigação da Escola.

Numa análise pelos temas de investigação,  a ULisboa surge no 93.º lugar mundial e em 16.º a nível europeu no que toca ao impacto científico nas áreas de Matemática e Ciência da Computação. Nas áreas de Ciências da Engenharia e da Física a instituição volta a brilhar, ocupando a 100.ª posição mundial e 17.ª posição no panorama europeu.

Realizado desde o quadriénio 2006-2009, o ranking de Leiden- considerado um dos principais sistemas de análise da produção científica das instituições de ensino a nível mundial- analisa o desempenho, qualidade e impacto das publicações científicas das instituições, utilizando dados bibliométricos da Web of Science, produzida pela Clarivate Analytics. A edição deste ano, focada em dados relativos ao quadriénio 2015-2018, compreendeu a análise da produção científica de 1176 universidades de 65 países.

Dando uma perspetiva multidimensional do desempenho das instituições de ensino universitário no campo da investigação, este ranking baseia-se em indicadores de impacto científico, colaboração, publicação de acesso aberto e diversidade de género.

A nível nacional, o top-3 do ranking geral é liderado pela ULisboa, seguida da Universidade do Porto e da Universidade de Coimbra.

Nesta lista elaborada anualmente pelo Center for Science and Technology Studies (CWTS) da Universidade de Leiden, o primeiro lugar é ocupado pela Universidade de Harvard. Nas áreas de Matemática e Ciência da Computação e de Ciências da Engenharia e da Física a liderança pertence à Universidade de Tsinghua.