ULisboa está entre as 300 melhores do mundo no Ranking de Xangai

A Universidade de Lisboa volta a ocupar uma posição de destaque naquele que é o mais antigo e um dos mais prestigiados rankings internacionais do Ensino Superior.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) volta a fazer parte do lote das melhores universidades do mundo listadas pelo Academic Ranking of World Universities 2021 (ARWU) cujos dados foram tornados públicos este domingo, 15 de agosto. A ULisboa posiciona-se entre as 300 melhores universidades a nível mundial, e é mesmo a instituição nacional mais bem classificada.

Lançado anualmente pela ShanghaiRanking Consultancy, e publicado desde 2003, o ARWU analisa e classifica mais de 2000 universidades em todo o mundo, selecionando as 1000 melhores para publicação.  A sua classificação baseia-se em seis indicadores: o número de alumni e docentes contemplados com o Prémio Nobel e Medalha Fields, o número de investigadores altamente citados, o número de artigos publicados em revistas científicas de “Nature and Science”, o número de artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e no Social Science Citation Index e o desempenho per capita da Universidade.

Nesta edição do prestigiado ranking, a ULisboa aumentou, em relação a 2020, o número de publicações em revistas científicas de “Nature and Science”, assim como o número de artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e no Social Science Citation Index.

Apesar de a ULisboa ser a única universidade portuguesa classificada no top 300, o Ranking de Xangai destaca mais cinco universidade nacionais. A Universidade do Porto integra o grupo das 301-400 melhores, a Universidade do Minho é destacada entre as 401-500, e a Universidade de Coimbra posiciona-se no grupo das 501-600. A Universidade Nova de Lisboa, e a Universidade de Aveiro situam-se ambas no intervalo das 601-700 melhores do mundo.

A Universidade de Harvard (EUA) volta a assegurar o 1.º lugar do pódio. Seguem-se as universidades de Stanford (EUA), Cambridge (Reino Unido), Massachusetts Institute of Technology (EUA) e Berkeley (EUA), respetivamente.