Uma semana de acolhimento cheia de desafios superados

A pandemia impôs limites à organização da semana de acolhimento e aos novos alunos, e a reformulação que foi feita teve sempre em atenção a segurança de todos os intervenientes.

Com novos contornos, mas a mesma vontade de bem receber, a semana de acolhimento do Técnico voltou a ser marcada pelo sucesso. O Técnico preparou minuciosamente um programa de atividades que mesclou o digital e o presencial para propiciar aos novos alunos o melhor acolhimento possível. Seguindo todas as regras de segurança, o Técnico conseguiu garantir a receção presencial de cerca de 1400 alunos, permitindo-lhes criar as primeiras memórias da sua nova casa.

Dos 1663 alunos colocados nos vários cursos do Instituto Superior Técnico  na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, 1376 (82.7%)  efetuaram a sua matrícula até ao final desta segunda-feira, 28 de outubro. Estes  números refletem o sucesso do procedimento de matrícula exclusivamente online, adotado pelo Instituto Superior Técnico, de forma a evitar  ajuntamentos desnecessários nos campi do Técnico.

Ao longo de toda a semana o sistema de matrículas continuou disponível, com uma equipa de apoio sempre disponível para tirar quaisquer dúvidas, através de videochamada, e auxiliar os alunos ao longo do processo de inscrição. No átrio do Pavilhão Central, houve também postos permanentes de atendimento presencial para resolução de casos excecionais, como problemas de autenticação, sendo que apenas um número reduzido de alunos recorreu aos mesmos.

Oficializada a ligação ao Técnico, com a devida matrícula efetuada, os alunos foram convidados a visitar a Escola, recebendo o agendamento via SMS para se dirigirem aos respetivos campi, no dia e na hora que lhes foram atribuídos, dentro do período previsto para receber cada curso. Organizados em grupos de dez, foram acolhidos com toda a segurança, tendo a oportunidade de receber o habitual kit de boas-vindas – este ano adaptado à pandemia- e de visitar os diversos espaços e histórias da instituição.

No tempo da visita, houve ainda oportunidade para conhecer alguns dos Núcleos de Estudantes e a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST).  Apesar de o instinto deste momento instigar a aproximação, os alunos foram cumprindo todas as regras e retendo algumas das informações cruciais para os próximos tempos.  Entre terça e sexta-feira, 29 e 2 de outubro – período definido pela equipa de acolhimento para a realização do acolhimento presencial- mais de 1200 alunos visitaram o campus da Alameda.

Luís Caetano foi um desses alunos. Entrou na sua 1.ª opção, Engenharia Geológica e de Minas. “O meu pai trabalha nesta área o que fez com que estivesse sempre em contacto com a mesma. Nos últimos anos comecei a ganhar cada vez mais interesse e decidi fazer disto o meu futuro”, recorda.  Esta manhã, fez questão de vir ao campus da Alameda conhecer alguns espaços, conviver com alguns colegas, e decorar algumas orientações para que no regresso não se perca. “Não estava à espera que fizessem esta semana de acolhimento, honestamente”, revela, confessando logo de seguida o alívio que sentiu quando soube que a mesma se ia manter. “Estes momentos são muito importantes, apesar das restrições, porque podemos conhecer a escola e contactar com alguns dos nossos colegas”, diz.

A semana de acolhimento terminaria com as sessões de boas-vindas institucionais, via Zoom, do campus da Alameda e do campus do Taguspark, na tarde desta sexta-feira, 2 de outubro. Em qualquer uma das “salas” virtuais em que estivessem, os novos alunos tiveram oportunidade de assistir à mensagem do presidente do Técnico, professor Rogério Colaço. Felicitando os novos estudantes  pela chegava a esta “nova casa”, o presidente do Técnico lembrava que o seu percurso enquanto aluno desta escola o leva a estar ciente daquilo que espera os novos alunos nos próximos tempos: “muita aprendizagem teórica e prática, novos colegas com quem terão muito a aprender e a ensinar e amigos para toda a vida”.  “Espero que consigam aproveitar todas as oportunidades que o Técnico tem para vocês e que nos levem para sempre convosco em tudo o que vierem a fazer”, afirmava, ainda,  o professor Rogério Colaço.

A sessão do Taguspark foi conduzida pela vice-presidente do Técnico para a Gestão do campus, professora Helena Galhardas, e contou com o contributo dos restantes elementos da Comissão de Gestão, os professores(as) Ana Moura Santos, João Paulo Carvalho, Maria Luísa Coheur, Rui Prada, e Susana Relvas que apresentaram os diversos serviços da escola, relembrando as novas regras de segurança, e mostrando aos alunos que este é “um caminho que não terão de fazer sozinhos”. A professora Helena Galhardas partilhou ainda a criação de um campus virtual do Taguspark que tem o intuito de ajudar a aproximar as distâncias geradas pela pandemia.

Através de vários vídeos, exibidos em ambas as sessões, os novos alunos puderam começar a familiarizar-se com alguns núcleos e serviços da escola, tais como: o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE), o Conselho Pedagógico, o Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA), a Biblioteca do Instituto Superior Técnico e a AEIST.

Os guias do NAPE tratariam depois de conduzir os novos alunos por uma visita virtual aos campi, mostrando os espaços centrais a quem não os conhece, e recordando-os aos que ainda não os fixaram. A sessão seria depois agarrada pelos coordenadores de curso, e os estudantes teriam oportunidade de conhecer alguns dos novos docentes e esclarecer algumas das dúvidas que lhes restavam sobre a nova etapa que começa oficialmente já na próxima terça-feira.

No total e até sexta-feira, 2 de outubro,  1611 alunos matricularam-se nos vários cursos do Técnico.