Universidade de Bar-Ilan e Instituto Superior Técnico firmam acordo bilateral de duplo grau

Graças a este acordo, os alunos de ambas as instituições poderão frequentar um mestrado conjunto inovador em Neurociências, Ciência de Dados e Engenharia Biomédica.

O Instituto Superior Técnico e o Gonda Multidisciplinary Brain Research Center da Universidade de Bar-Ilan assinaram recentemente um acordo bilateral que permitirá aos estudantes de ambas as instituições obter um diploma de duplo grau na área das neurociências, engenharia biomédica e ciência de dados. Os alunos terão oportunidade de completar o seu segundo ano de mestrado na escola parceira.

O professor João Sanches, docente do Departamento de Bioengenharia (DBE) e coordenador do mestrado em Engenharia Biomédica, salienta que “este programa conjunto tem todas as condições para ser um sucesso, uma vez que os parceiros se complementam mutuamente sem se sobreporem”. “Logo desde o início, percebemos que as culturas e métodos de trabalho de ambas as instituições eram muito semelhantes e compatíveis e, portanto, antecipamos que esta colaboração será um enorme sucesso”, vinca o docente do DBE.

Na Universidade de Bar-Ilan a ênfase da formação será colocada em questões relacionadas com as neurociências. O foco científico do lado do Técnico é em Engenharia Biomédica e em Ciência de Dados, centrado nas matérias de processamento de sinal e aprendizagem automática.  Em ambas as instituições, os estudantes serão expostos à aprendizagem e compreensão de sinais do sistema nervoso.

Tal como salienta o professor João Sanches, para “os estudantes portugueses, esta cooperação cria novas experiências interdisciplinares, exposição à diversidade cultural, trabalho em rede e oportunidades de carreira internacional”. “Acredito que os nossos estudantes ficarão entusiasmados com a possibilidade de se candidatarem a este programa e tornar-se-ão também os melhores embaixadores do mesmo após a sua experiência internacional”, complementa.

As propostas de candidatura ao programa serão analisadas por uma comissão de seleção constituída por professores de ambas as escolas.

Este acordo bilateral foi a rampa de lançamento de uma parceria mais abrangente envolvendo outras instituições internacionais ao abrigo do programa Erasmus Mundus, que se espera ser aprovada brevemente.