Universidade de Lisboa atribui doutoramento Honoris Causa a dois vultos da Química

As distinções foram atribuída numa cerimónia, presidida pelo Reitor da Universidade de Lisboa, Cruz Serra, no passado dia 14 de outubro, que decorreu no Instituto Superior Técnico.

Eugenio Coronado Miralles, Diretor Científico do Instituto de Ciência Molecular da Universidade de Valência  e o professor Vadim Yurievich Kukushkin, presidente do Department of Physical Organic Chemistry, Saint Petersburg State University são os mais recentes galardoados com o doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Lisboa.

Na sua homenagem, o professor Manuel Leite de Almeida, responsável pelo Grupo de Investigação de Estado Sólido no Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares, C2TN – IST,  justificou a distinção atribuída a  Eugenio Mirall pela “rica e variada carreira” do galardoado. Para além de ser “um dos mais citados investigadores no mundo na sua área”, sublinhou, a “abordagem multi-disciplinar que faz, tanto das questões da química como da física, assim como o facto de ser um dos poucos investigadores a ter recebido três ERC – Bolsas do European Research Council – é outra das provas da proeminência da sua carreira científica

No agradecimento da distinção, Eugénio Coronado Miralles, sublinhou a riqueza do trabalho de cooperação com a Universidade de Lisboa que desenvolve há mais de 25 anos.

Já na homenagem ao segundo galardoado, Vadim Kukushkin, o professor Armando J. L. Pombeiro, do Departamento de Engenharia Química– IST; Co-cordenador do Grupo de Investigação de Química de Coordenação e Catálise,– Centro de Química Estrutural, CQE, sublinhou que ele é protagonista “de uma dos mais relevantes e profícuas cooperações científicas alguma vez estabelecidas entre uma instituição Portuguesa e outra estrangeira, que decorre há um quarto de século e traduzida em cerca de cento e vinte publicações conjuntas em variados domínios da Química nos quais o Professor Vadim Kukushkin tem dado desenvolvimentos importantes de largo reconhecimento internacional. Esta colaboração gerou ainda uma descendência de jovens cientistas de alto mérito, designadamente na ULisboa e na Universidade Estatal de S.
Petersburgo. A versatilidade e abrangência dos seus  estudos reflectem-se também nas diversas instituições que subscreveram a proposta de atribuição deste título.”