Campus e Comunidade

Universidade de Lisboa é a melhor universidade portuguesa no ranking de Taiwan

O posicionamento alcançado na área da engenharia revela o contributo da investigação levada a cabo no Técnico para a obtenção deste ótimo resultado geral.

A Universidade de Lisboa volta a ficar em 1º lugar entre as Universidade portuguesas no Ranking de Taiwan. No contexto europeu, a ULisboa ocupa a posição 78ª deste ranking e a 193ª no Mundo, um posicionamento que melhora – 22º lugar a nível europeu e  115º no panorama mundial –  quando a análise é feita na área científica de Engenharia, o campo onde o Técnico desenvolve a sua ação.

Dentro das engenharias, destacam-se as áreas de Engenharia Civil (8.º lugar a nível europeu e 29.º mundial), Engenharia Mecânica (15º Europa, 53º Mundial), Engenharia Eletrotécnica (21º na Europa, 108º no mundo) Engenharia Informática (28º Europa, 141º no Mundo). Também a Matemática da ULisboa alcança a 22.ª posição europeia e a 74ª mundial nesta lista.

O ranking de Taiwan, ou como é conhecido o “Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities”, é desenvolvido pela National Taiwan University, e procura refletir o desempenho das instituições na investigação científica. A análise é feita através de métodos bibliométricos, calculando-se o desempenho científico das maiores universidades mundiais no ano de análise e nos 11 anos anteriores, utilizando os critérios: produtividade, impacto e excelência da investigação. As principais fontes de informação em que se baseia são a Essential Science Indicators (ESI), Web of Science (WoS) e o Journal Citation Reports (JCR) da Thomson-Reuters.

Comparativamente aos resultados do ano de 2016, a ULisboa subiu duas posições a nível mundial e uma a nível europeu, uma tendência que tem sido uma constante nos vários rankings mundiais divulgados este ano.