Universidade de Lisboa entre as melhores universidades do mundo em várias áreas de estudo

Na área de conhecimento Engenharia e Tecnologia em que o Técnico atua, a ULisboa está entre as 129 melhores universidades a nível mundial.

A edição 2020 do QS World University Ranking by Subject volta a colocar a Universidade de Lisboa (ULisboa) entre as melhores do mundo. A instituição ocupa a posição 142 na área de Artes e Humanidades (subindo 29 lugares em relação ao ano passado), 237 em Ciências da vida e Medicina (subiu 21 lugares), 188 em Ciências Naturais (subiu 8 lugares), e 237 em Ciências Sociais e Gestão (subiu 24 lugares). Na área científica de Engenharia e Tecnologia, onde o Técnico desempenha um importante papel, a instituição alcança ainda mais destaque ocupando a posição 129 e subindo 11 lugares em relação à edição anterior.O prestigiado ranking indica que a ULisboa viu a sua posição melhorada nas 5 áreas de estudo específicas.

Numa análise das 48 disciplinas científicas avaliadas, e se nos focarmos naquelas em que a prestação do Técnico tem impacto, destacam-se as disciplinas de Arquitetura e Edificado, e Engenharia Civil e Estruturas em que a instituição surge entre a posição 51-100 (a partir do lugar 50, o ranking apenas indica intervalos). Nas áreas de Ciências Computacionais e Sistemas Informáticos, Engenharia Química, Engenharia Elétrica e Eletrónica, Engenharia Mecânica, Aeronáutica e Manufaturação e Ciência de Materiais, a ULisboa posiciona-se entre as 150 melhores do mundo (101-150).

O posicionamento de destaque da instituição repete-se também em Arte e Design e Ciências do Desporto, estando novamente entre as 100 melhores do mundo.

Além da Universidade de Lisboa, estão representadas nesta listagem a Universidade do Porto, a Universidade Nova de LisboaUniversidade de Coimbra, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, ISCTE e a Universidade Católica.

A nível global, a instituição que tem mais disciplinas científicas em número 1 é o Massachussetts Institute of Technology (MIT) – em 12 áreas científicas -, seguindo-se a Universidade de Harvard, que lidera em 11 departamentos. Em terceiro lugar destaca-se a Universidade de Oxford.

A mais recente edição do QS University Rankings by Subject foi divulgada esta terça-feira, 3 de março, e comparou 1.368 instituições de 83 locais em todo o mundo.  A avaliação é feita para cada uma das 48 áreas/disciplinas classificadas (agrupadas em cinco grandes temáticas) e têm em conta vários indicadores de qualidade (reputação académica, reputação entre empregadores e produção científica).