Universidade do Porto concede título Doutor Honoris Causa a professor Carlos Mota Soares

A U.Porto reconhece "uma das mais distintas carreiras académicas, em docência e na investigação, da Universidade Portuguesa, bem como uma distinta carreira profissional na área da engenharia mecânica".

O professor Carlos Mota Soares, docente do Técnico desde 1977 e catedrático da escola de 1985 até à sua jubilação, foi distinguido com o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Porto (U.Porto), em reconhecimento de uma “brilhante carreira académica e profissional”.

No despacho do reitor da U.Porto, professor Sebastião Feyo de Azevedo, pode ainda ler-se que é reconhecida “unanimemente” a sua “notável capacidade de liderança [e] o reconhecido caráter determinante da sua intervenção, visando o progresso científico e pedagógico do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto”.

Ao longo da sua carreira académica e profissional, o professor ocupou vários cargos de relevo, entre os quais o de investigador associado do Institute of Sound and Vibration Research da Universidade de Southampton, diretor do Centro de Mecânica e de Materiais das Universidade de Lisboa (CEMUL), diretor do Departamento de Engenharia Mecânica do Técnico e diretor e co-fundador do IDMEC – Instituto de Engenharia Mecânica.

No despacho publicado refere-se também que “o professor Mota Soares é reconhecido como um dos grandes obreiros da modernização da Engenharia Mecânica em Portugal, contribuindo decisivamente, pelo seu exemplo e ação, para o prestígio de que a Engenharia Mecânica goza não só no meio empresarial nacional e internacional, bem como pelo poder de atração dos jovens mais talentosos para os cursos de Engenharia Mecânica”. O documento completo pode ser consultado aqui.

Veja aqui como foi.