“VENI.VIDI.VICI”: uma dupla que quer atravessar o deserto por uma causa solidária

Ana Beatriz Vieira, estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, integra a equipa de aventureiras que pretende rumar a Marrocos para entregar bens de primeira necessidade em aldeias carenciadas.

Duas jovens, a bordo de uma 4L de 1984, querem embarcar uma aventura de 9 dias, percorrendo cerca de 2500 km para entregar material solidário. Ana Beatriz Vieira, estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Técnico, juntou-se a Adriana Santos, estudante de Enfermagem na Escola Superior de Saúde de Leiria, para participar num rali humanitário e solidário, o UniRaid, onde quem sairá a ganhar são mesmo as crianças das aldeias mais desfavorecidas de Marrocos. Ainda que a viagem seja apenas em outubro, a equipa está já a trabalhar para cumprir este objetivo, procurando reunir o material e os patrocínios necessários.

“Veni.Vidi.Vici” a expressão em latim que significa em português “Vim, vi e venci”, foi escolhida para batizar a equipa das duas jovens que têm que em comum o “gosto de ajudar”. “Sempre vivemos desta forma e acreditamos que só assim faz sentido viver em comunidade”, declara Ana Beatriz Vieira. “Nada nos deixa mais satisfeitas do que saber que, em conjunto com todas as equipas participantes, vamos conseguir ajudar quem muito precisa, ainda para mais um público-alvo que nos é tão querido: crianças”, vinca a aluna do Técnico.

Para que este desejo de ajudar se possa de facto concretizar não basta querer, visto que para participar no UniRaid, é obrigatório um automóvel com mais de 20 anos, que torna a aventura mais exigente ainda, e reunir pelo menos 40 quilos de material solidário. Além disso, a equipa necessita de angariar o valor correspondente à inscrição (1890) euros, que permite cobrir toda a logística e material de suporte durante os dias da viagem.

Apesar do veículo estar já escolhido, falta ainda assegurar que a equipa consegue cumprir todos os outros requisitos. “Estamos na fase de procura de patrocínios e de criação de pontos de recolha de material solidário”, refere a aluna do Técnico. “Infelizmente, estamos muito longe de conseguir o valor necessário. Estamos a passar por tempos complicados e compreendemos que atualmente não seja tão fácil para as empresas disponibilizar apoios”, refere ainda Ana Beatriz Vieira.

Na bagagem da 4L, as duas jovens querem levar material escolar, produtos de higiene oral, roupa, calçado e brinquedos e por isso qualquer donativo é bem-vindo.

Sem terem “muita noção da dificuldade” desta fase de preparação do UniRaid, as duas jovens arrancaram para esta aventura com as expectativas “em altas”. “Achávamos que íamos ter imensa adesão e que ia ser muito fácil arranjar patrocinadores. Afinal não tem sido tão fácil e isso obrigou-nos a baixar as expectativas e entrar no lema do ‘o que vier é bem-vindo’”, partilha Ana Beatriz Vieira. “Hoje focamo-nos mais no produto final: os sorrisos que pretendemos obter. E é isso que nos motiva”, frisa a aluna do Técnico.

Movidas pela generosidade, pela ambição “de fazer parte de algo maior”, mas também aliciadas pelo “elemento de aventura” presente nesta experiência, as duas jovens acreditam que esta viagem as vai “fazer ver a vida de outra forma”, alargando-lhes os horizontes. “Vamos deparar-nos com uma realidade completamente distinta da nossa e isso vai mudar-nos. De certa forma, vai fazer-nos dar mais valor ao que temos, e que tomamos por garantido”, afirma Ana Beatriz Vieira.

O itinerário da viagem, divido em 6 etapas, algumas delas noturnas, é definido pela organização do UniRaid, e a edição deste ano inicia-se em Tânger. As equipas vão atravessar Marrocos pelo interior, passando pelo Atlas, onde será feita a entrega do material escolar e solidário, em aldeias previamente selecionadas.  Na 4L apenas seguirão Ana Beatriz Vieira e Adriana Santos, mas a viagem será feita com a companhia de muitas outras equipas de jovens que participam nesta aventura.

Os interessados em aliar-se a esta missão, contribuindo com os bens necessários ou em   juntar-se ao leque de patrocinadores da equipa, poderão contactar a equipa através do endereço de e-mail ou da página de Instagram.