Vodafone atribui prémio de mérito ao projeto Smart Vase desenvolvido por estudante do Técnico

O prémio no valor de 1.310 euros foi atribuído pela Vodafone ao melhor projeto apresentado por estudantes da unidade curricular de Redes Móveis e Internet das Coisas.

No passado dia 29 de junho o Anfiteatro VA2 do Pavilhão de Civil preparou-se para acolher uma sessão para atribuição do Prémio de Mérito Vodafone na unidade curricular de Redes Móveis e Internet das Coisas do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) para o ano letivo 2021/2022. Foram apurados seis finalistas, tendo sido vencedor o projeto Smart Vase do estudante João Rocheteau.

Os projetos selecionados foram apresentados em formato pitch, tendo-se valorizado o potencial de execução do projeto, a componente de inovação, os resultados e a capacidade de o comunicar. O Ambient Monitor, um dispositivo que mede gases e partículas no ar, ativa um sistema de arrefecimento e envia os dados para uma aplicação em tempo real, seguido do Smart Garbage, um projeto que garante que a abertura dos contentores do lixo possa ser feita através de um comando de voz, o Water Monitoring, que faz a manutenção da qualidade da água em aquários ou tanques, o Bee Easy, que pretende revigorar a produção de mel através da monitorização das colmeias, o Greenhouse, que quer tornar os apartamentos mais verdes e permitir a cultura de frutas e legumes em caixas inteligentes que controlam a temperatura e o sistema de arrefecimento, e o Smart Vase, o grande vencedor desta edição, que propõe a comercialização de um vaso inteligente que permite manter a distribuição de água periodicamente, quando não é possível estar alguém presente para regar as plantas.

A cerimónia de atribuição de prémios contou com a presença do presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, que agradeceu a todos os presentes a sua participação e referiu que estas iniciativas são “muito importantes para estimular os estudantes a dar um foco aos seus trabalhos”. O professor Pedro Amaral, docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e vice-presidente para as Ligações Empresariais e Operações manifestou também os seus agradecimentos aos estudantes pelo seu empenho e participação, referindo que todos são vencedores e que é sempre um orgulho poder ver o resultado dos projetos desenvolvidos. Pedro Santos, Head of Network Deployment da Vodafone expressou a sua motivação face aos projetos apresentados e reforçou a importância da ligação entre a academia e as áreas de negócios.

O projeto vencedor recebeu um prémio no valor de 1.310 euros. Foi feito ainda um donativo de 873 euros para a melhoria na qualidade do ensino, valor atribuído ao DEEC. O professor José Santos-Victor recebeu o donativo, em representação do departamento.