Xpand-IT e Hovione oferecem bolsas de estudo a alunos do Técnico

No total foram concedidas seis bolsas, quatro oferecidas pela empresa farmacêutica e duas pela empresa de tecnologias da informação.

Teve lugar na manhã desta terça-feira, 21 de novembro, a cerimónia de assinatura dos contratos de bolsas concedidas pela Xpand-IT e pela Hovione a alunos do Técnico. As duas empresas, com lugar cativo no mercado nacional e internacional, fizeram-se representar pelos seus líderes e em conjunto com os alunos e a professora Fátima Montemor, vice-presidente do Técnico para os Assuntos Académicos, procedeu-se à formalização do apoio que se estenderá ao longo de um ano letivo. “Queria agradecer-vos por contemplarem os nossos alunos com este programa de bolsas fantásticas, com uma importância extraordinária e muito relevante na vida dos nossos alunos”, declarou a professora Fátima Montemor nos momentos que antecederam a assinatura dos contratos.

Mafalda Ferreira e Pedro Lopes, ambos alunos de Engenharia Informática e de Computadores, foram este ano os contemplados com as bolsas de estudo da Xpand-it, uma empresa de tecnologias de informação fundada por antigos alunos de Engenharia Informática do Técnico, e pertencente à comunidade Spin-Off do Técnico. “É nossa convicção enquanto empresa manter este programa e continuar a aumentá-lo de ano para ano.  É um objetivo claro dado o sentido de responsabilidade social que a nossa empresa tem”, frisou Rui Maia, Chief Human Resources Officer (CHRO) da Xpand-IT. “É com muito orgulho e prazer que enquanto antigo aluno mantemos esta relação com o Técnico, e ajudamos atuais alunos”, frisou ainda o alumnus.  Visivelmente feliz, Mafalda agradeceu vezes sem conta “o incentivo” que esta bolsa representa. “É sem dúvida uma maneira de sabermos que somos reconhecidos e apoiados por todo o esforço e pelas horas de estudo”, afirmou a aluna. Pedro, que não conseguiu comparecer à cerimónia, já havia sido contemplado com este apoio da empresa de Rui Maia no ano anterior e viu a sua bolsa renovada por mais um ano.

A caneta foi depois passada a Sebastião Villax da Hovione, uma empresa portuguesa ligada ao ramo da farmacêutica. “Temos todo o gosto em poder apoiar as universidades portuguesas, afinal é delas que sai o capital humano que torna o nosso mercado excelente”, começou por dizer. “É um dever e um prazer ajudar quem quer ser excelente e tem algumas dificuldades económicas. Queremos que isso não se torne um problema”, realçou de seguida. Foram quatro os alunos de Engenharia Química contemplados com as bolsas da farmacêutica: Gonçalo Poeiras, Ricardo Dias, Ana Tavares Oliveira e Beatriz Colaço. “Esta bolsa será crucial para que continuemos a ser excelentes na nossa vida académica. Vamos tentar como pudermos retribuir este apoio”, partilhava Gonçalo. “É um estimulo claro, porque vai-nos ajudar a nós e às nossas famílias de outra forma, dando-nos força para continuar aqui a lutar pelos nossos objetivos e sonhos”, acrescentava Ana Oliveira.