Ciência e Tecnologia

Técnico é parceiro na criação de plataforma de distribuição de Fundos de Investimento

O protótipo da plataforma “blockchain” com assinatura portuguesa, e que pretende simplificar processos de negociação, já foi apresentado.

Decorreu na tarde desta terça-feira, 14 de março, a apresentação do protótipo de uma plataforma de distribuição de Fundos de Investimento, em tecnologia “blockchain”. A ideia é da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) e tem a parceria do Instituto Superior Técnico. O projeto tem também a consultoria técnica da Deloitte, e tem sido acompanhado de forma permanente pela CMVM.

O Instituto Superior Técnico colaborou ativamente no desenvolvimento desta solução, sobretudo na validação tecnológica em termos de segurança, desta plataforma que pretende simplificar a negociação de Fundos de Investimento. Este meio de negociação é apontado como mais seguro, com um custo operacional relativamente reduzido, e que dispensa a intervenção de terceiros no processo.

“Um aperto de mão tecnológico que vem simplificar processos e que não exige terceiras pessoas”, foi assim que o Presidente do Instituto Superior Técnico, o professor Arlindo Oliveira, definiu a plataforma apresentada,  demonstrando o agrado que sente pelo facto de o Técnico estar envolvido na criação deste tipo de soluções tecnológicas e financeiras. “Estamos sempre abertos e dispostos a trabalhar com as indústrias portuguesas”, afirmou.

O protótipo apresentado, prossegue de seguida para um estudo que avaliará a disponibilidade económica dos intervenientes, e posteriormente avançará para o desenvolvimento de API de integração com os sistemas dos atores de mercado, processos estes, que segundo a Deloitte, podem demorar entre nove a doze meses.