Ciência e Tecnologia

Cientistas do Técnico voltam a estar em destaque no ranking dos melhores do mundo em Ciências da Computação

No total, são 11 os investigadores ligados aos vários centros de investigação que integram a lista e o Técnico volta a ser a instituição nacional com o maior número de cientistas representados.

De acordo com a 7.ª edição do ranking mundial lançado pelo portal Guide2Research, há 11 investigadores do Técnico entre os melhores cientistas do mundo na área das Ciências da Computação em 2020. O Instituto Superior Técnico volta a ser, tal como já tinha acontecido na edição anterior, a instituição portuguesa com o maior número de representantes na lista.

Entre os 24 cientistas portugueses filiados a instituições nacionais indicados na listagem, estão a professora Ana Paiva (INESC-ID) e os professores José Bioucas Dias (IT), Mário Figueiredo (IT), António Pascoal (ISR-Lisboa), José Santos-Victor (ISR-Lisboa), Joaquim Jorge (INESC-ID), Fernando Pereira (IT), Luís Rodrigues (INESC-ID), José Rui Figueira (CEG-IST), Francisco C. Santos (INESC-ID) e Leonel Sousa (INESC-ID).

De entre este prestigioso leque de investigadores, dois docentes da Escola figuram no top 3 nacional: o professor José Bioucas Dias e o professor Mário Figueiredo, ocupando a nível mundial nas posições 1354.ª e 1618.ª, respetivamente. O professor António Pascoal mantém o 5.º lugar a nível nacional, que já alcançara na edição anterior, surgindo na 2707.ª posição mundial.

Na lista encontramos também quatro alumni do Técnico que dão cartas lá fora: a professora Manuela Veloso (Carnegie Mellon University– CMU), e os professores José M.F.Moura (CMU), Pedro Domingos (University of Washington) e João Marques-Silva (Institut de Recherche en Informatique de Toulouse).

A liderança desta edição pertence ao professor Anil K. Jain (Michigan State University), seguido dos professores Yoshua Bengio (University of Montreal) e Herbet Simon (CMU), que ocupam respetivamente os 2.º e 3.º lugares.

A classificação baseia-se no h-index do Google Scholar, tendo sido considerados apenas os cientistas com um h-index igual ou superior a 40. São ainda tidos em conta o número de publicações indexadas no Digital Bibliography & Library Project (DBLP), bem como o número de citações.

O Guide2Research, responsável por esta listagem, é um dos principais portais de investigação em informática que fornece dados fiáveis sobre contribuições científicas desde 2015.

O ranking procura oferecer mais visibilidade à comunidade académica e expor as contribuições mais influentes na área das Ciências da Computação e Eletrónica, servindo como fonte de inspiração para investigadores, empresários e líderes políticos.