Ciência e Tecnologia

Clément Mouhot explica como a matemática pode ajudar a solucionar algumas controvérsias da Física

O professor de ciências matemáticas da Universidade de Cambridge tem desenvolvido a sua investigação em volta das equações diferenciais parciais na teoria cinética.

No âmbito do Newtom’nas que este sábado, 16 de dezembro, juntou vários alunos, alumni e docentes do Departamento de Física, assim como outras personalidades da escola, realizou-se uma IST Distinguished Lecture que teve como protagonista Clément Mouhot, professor de ciências matemáticas da Universidade de Cambridge e membro do King’s College, Cambridge.

O orador começou por salientar “o gosto que é participar desta homenagem a Newton”, ele que apesar de não ser físico, se tem dedicado a um estudo rigoroso das equações diferenciais parciais na teoria cinética. E foi esse trabalho, transmitido através de uma explicação detalhada, que foi cativando a atenção de uma vasta audiência. A teoria de Vlasov, o amortecimento de Landau que classifica como “surpreendente” foram sendo trazidos à conversa, para explicar as suas conclusões. “Ao contrário das equações cinéticas colisórias, a descrição do campo médio da interação produz dinâmicas reversíveis no tempo”, explicou o matemático.

As controvérsias e dificuldades em torno da teoria cinética, foram também explorados, antes do professor Clémente Mouhot desvendar alguns detalhes do estudo do amortecimento de Landau em dinâmicas não-lineares, conduzido por si e por Cédric Villani, e do qual resultou a medalha Fields em 2010. Houve ainda espaço para a discussão de desenvolvimentos mais recentes, em particular, conexões inesperadas com a dinâmica de fluidos.

As últimas palavras do professor da Universidade de Cambridge, concluíam assim que neste encontro da Matemática com a física, a primeira pode de facto aprender muito com a segunda, porém a “matemática é por vezes também útil na obtenção de outras visões das controvérsias físicas, ajudando a revelar links inesperados como foi o caso do amortecimento de Laudau, a teoria de KAM, ecos de plasmas, etc”.