A Comissão Europeia, através da Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas (MARE), premiou o projeto Blueskilling Innovation, na área da construção naval e gestão portuária, no qual o Instituto Superior Técnico participa. O prémio foi entregue no âmbito da 11th Atlantic Stakeholders Platform Conference (ASPC 2024), em Bordéus, a 21 de novembro.
O Blueskilling Innovation venceu o Atlantic Project Award, na categoria Competências Azuis e Literacia dos Oceanos. Liderado pelo Foro Marítimo Vasco, o projeto visa promover boas práticas ambientais por parte das empresas do setor da construção naval. O consórcio tem apostado em ações de formação para uma maior utilização de ferramentas digitais e para a adoção de novas tecnologias que asseguram energias limpas.
Participam no projeto investigadores do setor aquático europeu, incluindo especialistas em transporte marítimo e fluvial, construção naval, portos e infraestruturas e energia eólica offshore (turbinas ou aerogeradores no mar). No Técnico, o projeto é liderado por Ângelo Teixeira, professor da Escola e investigador no Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC).
As atividades desenvolvidas estão avaliadas em 1,92 milhões de euros, 1,44 dos quais financiado pelo Interreg Atlantic Area – programa de apoio à cooperação transnacional nas regiões atlânticas de Portugal, Espanha, França e Irlanda co-financiado pela União Europeia.
O Atlantic Project Award distingue ações para a implementação do Plano de Ação Atlântico 2.0, no território europeu, em cinco categorias. A categoria Competências Azuis e Literacia dos Oceanos destina-se a projetos, iniciativas e ações que impulsionam competências e trabalhos azuis, com educação de qualidade, formação e aprendizagem ao longo da vida que promovam a literacia dos oceanos.