Cultura e Desporto

Alumnus do Técnico representa Portugal nos Jogos Olímpicos de Inverno

Ricardo Brancal, antigo aluno de Engenharia Biológica, vai estrear-se nos Jogos Olímpicos em Pequim 2022, nas provas de slalom gigante e slalom.

Ricardo Brancal, antigo aluno do mestrado em Engenharia Biológica no Técnico, é um dos atletas que irá representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim’2022. O atleta de 25 anos competirá na disciplina de esqui alpino, nas provas de slalom e slalom gigante. Esta será a estreia de Ricardo Brancal nos Jogos Olímpicos que integra o projeto olímpico português desde 2018.

O alumnus do Técnico já marcou presença em 4 Campeonatos do Mundo – o último, em 2019, em Are (Suécia), tendo terminado em 48.º em slalom.   Detentor de vários títulos nacionais, sagrando-se seis vezes campeão nacional absoluto (slalom & slalom gigante)  e duas vezes campeão nacional universitário,  Ricardo Brancal  fez história recentemente ao terminar entre os 40 melhores do planeta na etapa de Cortina d’Ampezzo (ITA) do Mundial de esqui alpino, em fevereiro de 2021. Nunca um atleta de Portugal conseguira tal feito antes. Esse foi mais um da série de grandes resultados que o garantiram como representante de Portugal em Beijing 2022.

Em 2020, o jovem atleta mudou-se para Itália para conseguir fazer uma preparação semelhante à dos atletas da Taça do Mundo.

Portugal participa na competição que se realiza entre 4 e 20 de fevereiro, na China. Além do antigo aluno do Técnico, a comitiva portuguesa conta com mais dois esquiadores: Vanina de Oliveira, também no esqui alpino, e José Cabeça, no esqui de fundo.

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno está marcada para sexta-feira, às 12:00 na hora de Lisboa, e o antigo aluno do Técnico e a colega Vanina de Oliveira serão os porta-estandartes de Portugal.