Cultura e Desporto

Estudante do Técnico brilha na Seleção Nacional de Rugby

A 1.ª vez que o nome de Pedro Lucas, aluno de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Técnico, surgiu numa convocatória para a Seleção Portuguesa de Rugby foi em novembro de 2019. A estreia com a camisola dos “Lobos” dar-se-ia uns meses mais tarde, em fevereiro de 2020. Todos estes momentos foram marcantes para o atleta, mas aqueles que vive por estas semanas não ficam certamente atrás, não fosse o jogador do Clube de Rugby do Técnico  um dos convocados para lutar pela qualificação da equipa portuguesa para o Mundial de 2023, em França.

Portugal terminou o Europe Championship 2021, a 1.ª volta da qualificação para o Mundial, em 3.º lugar, com 14 pontos, os mesmos que a Roménia, 2. ª classificada, e mais dois do que a Espanha, que foi 4.ª.

Os dois primeiros classificados no agregado de dois anos qualificam-se diretamente para o Mundial, enquanto o terceiro terá de disputar um torneio de repescagem, em novembro de 2022, no qual se apura apenas o vencedor.

O 1.º jogo desta 2.ª volta do apuramento para o Mundial aconteceu no passado domingo, 6 de fevereiro. Os “Lobos” conseguiram garantir um empate, roubando pontos à Geórgia que não perdia ou empatava nesta competição há 8 anos. Pedro Lucas começou o jogo no banco, mas nos primeiros minutos da 2.ª parte o selecionador, Patrice Lagisquet, decidiu apostar no camisola 9. “Entrar em campo pela seleção nacional é sempre especial, sobretudo num jogo desta dimensão, a jogar fora contra a Geórgia a contar para o apuramento para o mundial”, recorda o estudante do Técnico. “Não só sinto o peso de querer jogar bem para ajudar a equipa a ganhar, como também sinto que estou a representar todos os portugueses- não só os que acompanham o rugby – e acho que é isso que traz um sentimento especial de jogar por Portugal”, acrescenta o atleta.

Depois da Geórgia segue-se a Roménia este sábado, em Bucareste,  às 15h30, e Pedro Lucas sublinha que a vitória é mesmo “fundamental” “porque eles estão em segundo lugar e com a vitória passamos para a frente deles”. Ainda assim o jovem atleta está ciente das dificuldades que espera a equipa dos “Lobos”. “Será muito complicado jogar na Roménia, é uma equipa muito forte e o estádio tem sempre um ambiente muito tenso, no entanto temos estado a treinar bem e estamos preparados para fazer uma boa exibição e sair de lá com o objetivo cumprido”.

Depois da Roménia, a equipa portuguesa recebe os Países Baixos a 26 de fevereiro, antes de visitar a Espanha a 13 de março e fechar a campanha em casa, frente à Rússia, em 19 de março.

O jogador do Clube de Rugby do Técnico não tem dúvidas do quão especial seria para o râguebi português voltar a estar em França, 16 anos após a primeira e única participação da seleção, em 2007. “Desde que eu me juntei ao grupo sempre se falou que o grande objetivo é a qualificação para o mundial, e eu penso que temos uma equipa muito boa, capaz de conseguir esse objetivo”, afirma o estudante do Técnico.

Enquanto luta por este objetivo, Pedro Lucas não esquece as suas responsabilidades enquanto aluno, e confessa mesmo que na sua mala de viagem não faltam os livros para estudar sempre que tem algum tempo livre. “É muito difícil conciliar o rugby com o Técnico”, declara Pedro Lucas. E nesta competição para tentar conciliar  esta paixão com os estudos, o aluno foi arranjando várias estratégias e aliados para não sair a perder em nenhum campo: “falo com os professores para avisar destas situações e possivelmente arranjar outras datas para fazer os testes, caso coincidam com os dias que estou fora. Por último, tenho a ajuda dos meus amigos para ter os apontamentos das aulas ou outras coisas que sejam necessárias”, partilha. Ainda assim e apesar das dificuldades, Pedro Lucas sabe que estas são oportunidades únicas que “é preciso aproveitar”. “Nunca se sabe quantas vezes mais teremos oportunidade de representar a seleção nacional, sobretudo numa altura destas, na luta para ir ao mundial”, vinca.

Além de Pedro Lucas, há mais nomes com ligação ao Técnico na equipa dos “Lobos”. Raffaele Storti, aluno de Engenharia e Gestão Industrial, e dois alumni do Técnico, Jerónimo Portela e João Granate, integram também o leque de convocados que irá dar tudo por tudo para fazer história e ganhar esta a ‘corrida’ ao Campeonato do Mundo.