Cultura e Desporto

IST Press edita o livro “Mecânica Quântica, 2ª Edição revista e aumentada”

“Mecânica Quântica, 2ª Edição revista e aumentada”, concebida como servindo de texto de apoio a um curso anual de Mecânica Quântica.

A IST Press editou o livro “Mecânica Quântica, 2ª edição revista e aumentada”, de Pedro Bicudo, Pedro D. Sacramento, Marco Cardoso, Marta M. Correia, Samuel F. Martins, Ricardo Monteiro, Miguel F. Paulos, João Gomes Rosa, Jorge E. Santos, n.º 50 da Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia.

Os dados empíricos acumulados durante o final do século XIX e o princípio do século XX revelaram falhas fundamentais no conhecimento do modo como o mundo se comporta à escala microscópica. Dos esforços realizados por físicos como Planck, Bohr, Schrödinger, Heisenberg, Einstein, Dirac e outros, nasceu uma nova mecânica que rege o comportamento da matéria e da radiação.

A mecânica quântica mudou a nossa maneira de ver o mundo, através de três ideias fundamentais: quantificação, dualidade e probabilidade.

Neste livro apresenta-se uma descrição desta teoria desde os fenómenos mais elementares até alguns temas mais complexos, perspetivando-os de um modo que estabeleça relações com assuntos mais modernos.

Os conceitos são profusamente ilustrados com exemplos e figuras, que facilitam a respetiva apreensão, especialmente para alunos que têm o primeiro contacto com estas matérias. No fim de cada capítulo, apresenta-se um conjunto de exercícios de dificuldade variável.

Este livro destina-se preferencialmente a alunos de física, matemática, biofísica e biomédica, podendo igualmente interessar a alunos das áreas da química e das engenharias.

Enquanto que a primeira edição do livro Mecânica Quântica volume 1 publicada pela IST Press em 2013 correspondia a um curso semestral, esta nova versão foi concebida como servindo de texto de apoio a um curso anual de Mecânica Quântica.

Mais informação: IST Press