Cultura e Desporto

Jogo sobre a atividade sísmica desenvolvido no Técnico marca presença no Quake Museum

O Treme-Treme foi desenvolvido pelos investigadores do CERIS e INESC-ID para promover o conhecimento sobre o risco de sismos e tsunamis e marca presença na nova edição do Quake Museum, em Lisboa.

Até dia 15 de maio o Quake Museum volta a estar de portas abertas em Belém. O museu imersivo conta a história do trágico terramoto ocorrido em Lisboa a 1 de novembro de 1755 e guia os visitantes pelo mundo dos sismos, com diversas atividades para miúdos e graúdos. Uma das atividades presentes no museu é o Jogo Treme-Treme, desenvolvido pelos investigadores Mónica Amaral Ferreira e Professor Carlos Sousa Oliveira em conjunto com a equipa do Group of AI for People and Society (GAIPS-INESC-ID), composta pelos Professores Rui Prada e Pedro A. Santos, os ex-alunos de mestrado Pedro Barreto, Duarte Botelho e Inês Batina, e pelo Designer Hugo O’Neill.

O jogo foi lançado em 2015 e resultou de uma participação do Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (CERIS) no âmbito do projeto da Comissão Europeia Urban Prevention Strategies using Macroseismic and Fault Sources (UPStrat-MAFA). A iniciativa para a criação do jogo foi a existência da escassez de recursos pedagógicos e educativos para explicar o risco sísmico às crianças, esclarecem Mónica Amaral Ferreira e o professor Rui Prada. Assim, o Treme-Treme explica de forma prática e numa linguagem adaptada ao público infantil o que fazer numa situação de potencial sismo ou tsunami.

O jogo original, que já vai na 3ª versão, é composto por quatro níveis. O primeiro ensina a criar um kit de emergência. O segundo permite que as crianças identifiquem os locais seguros e os locais perigosos dentro de casa, em caso de sismo. Já o terceiro nível ensina o que fazer se se estiver junto à costa, em caso de tsunami. E o último e quarto nível explica como chegar a um local seguro, ensinando técnicas de afastamento de prédios e outros obstáculos que possam colocar as pessoas em perigo, gerindo os recursos de emergência, para chegar a um ponto de encontro. Todos os níveis apresentam um quiz, no final, para testar os conhecimentos.

A eficácia do objetivo do jogo e a análise dos resultados é feita em parceria com algumas escolas. Tendo em conta que a literacia para os riscos é um campo de estudo que engloba várias áreas de aprendizagem, como a gestão de desastres, mitigação e preparação, este é um projeto que está alinhado com o princípio do desenvolvimento sustentável, como parte da Agenda 2030, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Treme-Treme integra assim Quake Museum com uma ligeira adaptação para dois níveis, numa das estações interativas do museu, segundo indica a investigadora Mónica Amaral Ferreira. A versão completa do jogo está disponível gratuitamente online para computador, smartphone ou tablet.