Cultura e Desporto

Xeque-mate de professor do Técnico

O professor Horácio Neto sagrou-se vice-campeão do Mundo de xadrez por correspondência.

“Faltou um bocadinho…”, soltou o professor Horácio Neto quando questionado acerca da sensação de alcançar o pódio do campeonato do mundo de xadrez por correspondência. O professor do Instituto Superior Técnico, e atual coordenador do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, arrecadou um glorioso segundo lugar na 28.ª edição do Campeonato Mundial de xadrez por correspondência.

O campeonato, que já decorria desde junho de 2013, teve a sua última etapa no dia 3 de março. Depois de uma maratona de 117 lances, Horácio Neto venceu o croata Krivic, classificando-se brilhantemente no 2º lugar da competição. O professor do Técnico, e jogador do Sporting Clube de Portugal, foi o segundo mais vitorioso na competição- três triunfos- apenas sendo ultrapassado pelo agora campeão do Mundo, o croata Leonardo Ljubicic, que acumulou um total de quatro vitórias.

Desde os 6 anos que o xadrez se tornou parte da vida do Professor Horácio, acabando por se render por completo aos 14, quando se federou. A falta de disponibilidade para as competições diretas não o fez desistir, apenas optar por um outro meio de competir: o Xadrez por correspondência.  “A criatividade e inovação” e “a hipótese de descobrir uma ideia nova” a cada jogada  são as particularidades do xadrez que mais o cativam. No fundo “a componente mais científica do Xadrez”, resume.

Acerca da estratégia que o levou a conquistar a medalha de prata, o professor de engenharia eletrotécnica e de computadores afirma que esta passa sempre por “decidir melhor que os adversários e para isso temos que investigar mais e melhor que eles”.