Ciência e Tecnologia

Docente do Técnico escolhido como presidente-eleito de organismo mundial na área da Biofísica

O Professor Manuel Prieto foi o escolhido por cerca de 56 delegados dos corpos aderentes, passando a integrar a partir de agora a Comissão Executiva da IUPAB.

A eleição para o cargo de presidente- eleito da International Union of Pure and Applied Biophysics (IUPAB), o organismo mundial de coordenação da atividade na área da Biofísica, foi muito disputada, com vários e conceituados candidatos ao cargo, mas ainda assim o docente do Departamento de Engenharia Química do Técnico, o professor Manuel Prieto foi o escolhido. “É com grande satisfação e entusiasmo que assumo o cargo”, assevera o docente.

Além do reconhecimento internacional da atividade científica do grupo de investigação que lidera, o docente do Técnico teve que “demonstrar que tinha experiência na gestão de sociedades científicas e na definição de políticas científicas”, refere o professor. Nesta decisão acredita que pesou o facto de ter fundado a Sociedade Portuguesa de Biofísica e de ser Presidente da EBSA (European Biophysics Societies  Association). Além disso a atividade regular do docente em Bruxelas em avaliações e em discussões de política científica e o facto de ter integrado a Comissão Científica do “Science Europe”, terão com certeza influenciado a decisão pelos delegados que o elegeram. Mas, o professor realça essencialmente a importância dos “curtos minutos em que cada candidato se dirige à Assembleia Geral, e em que se descreve sucintamente a sua experiência e programa”.

A Comissão Executiva da IUPAB, de que agora o professor do Técnico faz parte, é composta por Presidente, Presidente-Eleito (próximo presidente), “Past-President” (presidente anterior), um secretário e um tesoureiro. “De momento, como presidente-eleito, são-me atribuídas tarefas específicas pelo Council, tendo-me já sido solicitada a articulação com a Sociedade que vai organizar o próximo congresso no Rio de Janeiro em 2020 bem como trabalhar em aspetos relacionados com educação”, revela o docente do Técnico. A partir de 2020 e já na função de Presidente ficará encarregue da gestão global da Sociedade em conjunto com o Secretário.