Ciência e Tecnologia

EAGE distingue o Professor Leonardo Azevedo com o Arie van Weelden Award

O professor e investigador Leonardo Azevedo foi distinguido com o Arie van Weelden Award pela EAGE. A cerimónia da entrega de prémios teve lugar em Madrid.

A European Association of Geoscientists & Engineers (EAGE) atribuiu o Arie van Weelden Award ao professor do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil) e investigador Leonardo Azevedo, do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), em reconhecimento das suas contribuições para a geofísica de exploração, física das rochas, sismologia, geoestatística e teoria de problemas inversos. A entrega do Arien van Weelden Award decorreu na passada segunda-feira, dia 6 de junho, na Sessão de Abertura da 83.ª Reunião Annual da EAGE, em Madrid.

“Agradeço à EAGE e ao comité de prémios por este prestigioso prémio. Aos colegas com quem tive a oportunidade de trabalhar e ter discussões frutíferas durante os últimos anos. Finalmente, sou grato aos meus mentores e alunos. Este prémio não seria possível sem eles”, referiu o professor, aquando da atribuição do prémio.

O prémio é atribuído em homenagem à memória Arien van Weelden, fundador e primeiro presidente da EAGE. A atribuição de prémios é feita em reconhecimento das contribuições significativas para uma ou mais disciplinas da associação realizadas por um membro da EAGE, com idade inferior a 35 anos.

A EAGE reconhece no professor Leonardo Azevedo a sua curiosidade científica, resultado da sua criatividade em resolver problemas complexos e em interpretar problemas na área das geociências. “Espero que este prémio possa inspirar estudantes e jovens investigadores a perseguir os seus objetivos nas áreas de geociências e geofísica”, acrescentou o professor premiado.

A EAGE foi fundada em 1951 e desde o início manteve-se fiel ao seu lema Quaere et Invenies, ou “Procura e encontrarás.” A associação tem por missão promover o desenvolvimento e aplicação das geociências e disciplinas de engenharia, promover a inovação e o progresso técnico e fomentar a comunicação, companheirismo e cooperação entre aqueles que trabalham, estudam ou se interessam por esses campos.