Ciência e Tecnologia

“Engenharia e Ciência vão à Escola”: Jovens de Lisboa, Loures e Oeiras exploraram o futuro da ciência com a comunidade do Técnico

Foram mais de 60 sessões que envolveram cerca de 1500 alunos do 1.º ao 9.º ano. Entre 18 e 22 de novembro, investigadores, estudantes e professores, do Técnico levaram a ciência, engenharia e tecnologia a 30 escolas dos três concelhos.

Na Escola O Leão de Arroios, em Lisboa, o entusiasmo era difícil de conter. “Podem fazer um carro com asas para mim?”, perguntou Salvador, do 3.º ano, provocando risos por toda a sala. Esta foi apenas uma das muitas perguntas criativas que marcaram a sessão “O que é o carro do futuro?”, apresentada pelo Núcleo de Estudantes Técnico Fuel Cell. A demonstração de um carro movido a hidrogénio inspirou os jovens a imaginar soluções futuristas, desde veículos teletransportadores a carros autónomos.

A atividade fez parte da 1.ª edição do “Engenharia e Ciência vão à Escola, uma iniciativa integrada na Semana da Ciência e Tecnologia, que, entre os dias 18 e 22 de novembro, levou professores, estudantes e investigadores do Instituto Superior Técnico a escolas dos concelhos de Lisboa, Loures e Oeiras. Ao longo da semana, mais de 60 sessões interativas em quase 30 escolas envolveram cerca de 1500 alunos do 1.º ao 9.º ano, aproximando-os das inovações tecnológicas e científicas desenvolvidas no Técnico.

Enquanto, em Arroios, se discutiam carros do futuro, na Escola Básica Conde de Oeiras, o foco estava nos comboios. Durante a sessão liderada por Hugo Magalhães, investigador do Instituto de Engenharia Mecânica (idMec), os alunos do 5.ºano mergulharam no mundo das estruturas ferroviárias. “Como é que os comboios andam mais rápido do que os carros?”, perguntavam. A atividade terminou com um grito coletivo de entusiasmo: “Este comboio não pode parar!”

Após a sua turma de 4.º ano realizar a atividade com estudantes do Formula Student do Técnico (FST Lisboa) a professora Inês Mateus, da Escola António Rebelo de Andrade, considerou “uma sessão interessante e com estudantes entusiastas”.  “Pelo trabalho que desenvolveram os [meus] alunos vão querer todos ser engenheiros”, brincou.

A abordagem prática da iniciativa também conquistou os professores. Para a professora Célia Nunes, que acompanhou a sua turma de 3.º ano, “é fascinante ver a curiosidade genuína que estas atividades despertam”. “Mesmo os alunos mais reservados acabam por participar”, comentou. Também Clara Gorjão, professora do 8.º ano, destacou o impacto positivo junto dos seus alunos, afirmando ser “ um privilégio contar com o Técnico nestas atividades. Estes momentos marcam os alunos e alimentam a sua curiosidade”.

Outras atividades incluíram experiências químicas coloridas, robótica interativa e debates sobre o impacto da tecnologia no dia a dia. Na Escola Básica do Catujal, Loures, a investigadora Joana Madureira, do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), abordou o tema das ciências nucleares e radiações ionizantes, demonstrando o efeito da radiação numa solução com corante. “Levar o nosso trabalho e ver as reações destes jovens  é uma sensação muito boa”, comentou.

Também um grupo de Jardim de Infância do Colégio Piloto Diese recebeu a investigadora Mónica Amaral Ferreira, do Instituto de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CEris), que lhes explicou porque é que a terra treme, no âmbito do Projeto Educativo Treme-Treme, assim como a mais colegas do 1.º Ciclo. 

Filipa Pires, do Instituto de Telecomunicações (IT), incentivou os alunos a expressarem o que aprenderam através de desenhos. “As crianças interagiram bastante e criaram trabalhos incríveis. Até pediram para voltarmos na próxima segunda-feira!”, contou. Para além de responder às perguntas, os investigadores e estudantes do Técnico desafiaram também os jovens estudantes a refletir sobre o papel da ciência e o futuro da tecnologia. Entre braços no ar, perguntas arriscadas e sorrisos abertos, estas 62 sessões mostraram que o futuro da ciência pode começar com um simples ‘Como é que isso funciona?’.

Engenheiros, cientistas e estudantes do Técnico dinamizaram as seguintes conversas:

  • Do Óleo ao Sabão: Como as Reações Químicas Transformam as Moléculas
    Centro de Química Estrutural (CQE), Alexandra Antunes;
  • Paredes verdes para Cidades Sustentáveis
    Instituto de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CEris), Ana Galvão;
  • ECOPÁTIOS | DESIGNLAB
    Centro em Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA),  Ana Moreira;
  • Uma Forma Diferente de fazer Eletricidade
    Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), Beatriz Aguiar Santos;
  • Fusão Nuclear na Era das Alterações Climáticas
    Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), Bruno Soares Gonçalves;
  • Inteligência Artificial: Benefícios e Perigos
    Instituto de Sistemas e Robótica (ISR),  Carlos Santiago;
  • Conheces o Ar que Respiras?
    Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), Carolina Reis, Raquel Pimenta, Sara Gonçalves;
  • Robo@Home Challenge: A Vida de um Robot Doméstico com o Bob
     Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), Catarina Caramalho e  António Morais;
  • Como Purificar a Água
    Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), Danilo Bertagna Silva;
  • Alimentação do Futuro: É Possível Imprimir Filetes de Peixe?
    Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB),  Diana Marques;
  • O que é o Hidrogénio Verde?
    Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA), Diogo Santos ;
  • O que é a Ciência?
    Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), Dulce Belo;
  • Do Mar para a Luz: LEDs Amigos da Natureza
    Instituto de Telecomunicações (IT), Filipa Pires;
  • Das Forças de Newton à Ideia mais feliz de Einstein
    Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD),  Filipe Costa;
  • European Inventor Network: Innovation/Entrepreneurship of Success Stories
    Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), Francisco Maria Calisto;
  • Luz e Cores
    Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), Gonçalo Figueira;
  • Os Sólidos de Platão
    Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD), Gonçalo Oliveira;
  • De 10 em 10: Uma viagem pela Nanoescala
    Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN),  Helena Alves;
  • The Magic of Underground Heat – A Magia do Calor Subterrâneo
    Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), Housam Sherif;
  • A Ciência por Debaixo dos Comboios!
    Instituto de Engenharia Mecânica (idMEC), Hugo Magalhães;
  • Como são Feitos os Robots?
    Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), Isabel Ribeiro;
  • BRIDGE: consciencialização para os riscos ambientais em diferentes territórios através do uso de ferramentas visuais e de mapeamento
    Centro em Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA), Joana Dias e  Ana Soares;
  • Uso das Tecnologias de Radiação Ionizante por um Ambiente Sustentável
    Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), Joana Madureira;
  • O que está Debaixo dos Nossos Pés?
    Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), João Narciso;
  • ISTSat-1: O Técnico em Órbita
    Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), João Paulo Monteiro e Licenciatura em Engenharia Aeroespacial, Duarte Pires;
  • O que Acontece quando os Matemáticos tentam Pentear uma Esfera?
    Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD), João Pimentel Nunes;
  • O Sussurro do Oceano
    Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), Leonardo Azevedo;
  • Como Transformar as Plantas em Baterias, e ainda, Limpar o Ambiente
    Centro de Química Estrutural (CQE), Marta Alves;
  • Por que é que a Terra Treme?
    Instituto de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CEris), Mónica Amaral Ferreira;
  • O Jogo da Química
    Centro de Química Estrutural (CQE), Pedro Mendes;
  • Uma Aventura no Mundo das Proteínas: A Descoberta de Novas Formas através da Ciência
    Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), Rita Melo e Bruno Oliveira;
  •  A Magia da Química: Explorando o Mundo Invisível ao Nosso Redor!
    Do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), Sandra Rabaça;
  • Futuro da Energia
    Centro de Química Estrutural (CQE), Rui Sampaio, Tiago Paiva, e Marta Alves;
  • Uso da Energia nas Sociedade: Passado, Presente e Futuro
    Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC), Tânia Sousa;
  • Mercúrio em Movimento e o Papel de Plantas e Micróbios na sua Transformação
    Centro de Química Estrutural (CQE), Vicente Guerreiro e Inês Rico;
  • Environmental Protection: Proteção Ambiental
    Centro de Química Estrutural (CQE),  Vusala Aliyeva;
  • Mecânica e Inovação: O Desafio de Criar um Carro de Corrida
    Núcleo FST Lisboa – Formula Student, Beatriz Tomé, Vicente Carreira, Afonso António, Matilde Sousa, Carlota Magalhães, Pedro Clemente, Maria Bastos, Guilherme Rodrigues, Ricardo Xavier, Nuno Lynce, Joaquim Monteiro, Tiago Silva, Rita Tavares;
  • O Carro Mais Eficiente de Portugal
    Núcleo PSEM – Projeto de Sustentabilidade Energética Móvel, Joana Chaby, Pedro Silva, Gonçalo Barreto;
  • Como Construir um Carro do Futuro
    Núcleo TFC – Técnico Fuel Cell,  Nabil Omargee, Gonçalo Leiria, Nuno Alves;
  • Como se Fazem Moléculas? Como é que os Cientistas Sabem o que Sabem?
    Área de Comunicação, Imagem e Marketing, Joana Lobo Antunes;
  • O que Dá a Cor à Nossa Pele​ e a Protege do Sol?​
    Área de Comunicação, Imagem e Marketing, Maria Serrano.

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