Na Escola O Leão de Arroios, em Lisboa, o entusiasmo era difícil de conter. “Podem fazer um carro com asas para mim?”, perguntou Salvador, do 3.º ano, provocando risos por toda a sala. Esta foi apenas uma das muitas perguntas criativas que marcaram a sessão “O que é o carro do futuro?”, apresentada pelo Núcleo de Estudantes Técnico Fuel Cell. A demonstração de um carro movido a hidrogénio inspirou os jovens a imaginar soluções futuristas, desde veículos teletransportadores a carros autónomos.
A atividade fez parte da 1.ª edição do “Engenharia e Ciência vão à Escola”, uma iniciativa integrada na Semana da Ciência e Tecnologia, que, entre os dias 18 e 22 de novembro, levou professores, estudantes e investigadores do Instituto Superior Técnico a escolas dos concelhos de Lisboa, Loures e Oeiras. Ao longo da semana, mais de 60 sessões interativas em quase 30 escolas envolveram cerca de 1500 alunos do 1.º ao 9.º ano, aproximando-os das inovações tecnológicas e científicas desenvolvidas no Técnico.
Enquanto, em Arroios, se discutiam carros do futuro, na Escola Básica Conde de Oeiras, o foco estava nos comboios. Durante a sessão liderada por Hugo Magalhães, investigador do Instituto de Engenharia Mecânica (idMec), os alunos do 5.ºano mergulharam no mundo das estruturas ferroviárias. “Como é que os comboios andam mais rápido do que os carros?”, perguntavam. A atividade terminou com um grito coletivo de entusiasmo: “Este comboio não pode parar!”
Após a sua turma de 4.º ano realizar a atividade com estudantes do Formula Student do Técnico (FST Lisboa) a professora Inês Mateus, da Escola António Rebelo de Andrade, considerou “uma sessão interessante e com estudantes entusiastas”. “Pelo trabalho que desenvolveram os [meus] alunos vão querer todos ser engenheiros”, brincou.
A abordagem prática da iniciativa também conquistou os professores. Para a professora Célia Nunes, que acompanhou a sua turma de 3.º ano, “é fascinante ver a curiosidade genuína que estas atividades despertam”. “Mesmo os alunos mais reservados acabam por participar”, comentou. Também Clara Gorjão, professora do 8.º ano, destacou o impacto positivo junto dos seus alunos, afirmando ser “ um privilégio contar com o Técnico nestas atividades. Estes momentos marcam os alunos e alimentam a sua curiosidade”.
Outras atividades incluíram experiências químicas coloridas, robótica interativa e debates sobre o impacto da tecnologia no dia a dia. Na Escola Básica do Catujal, Loures, a investigadora Joana Madureira, do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), abordou o tema das ciências nucleares e radiações ionizantes, demonstrando o efeito da radiação numa solução com corante. “Levar o nosso trabalho e ver as reações destes jovens é uma sensação muito boa”, comentou.
Também um grupo de Jardim de Infância do Colégio Piloto Diese recebeu a investigadora Mónica Amaral Ferreira, do Instituto de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CEris), que lhes explicou porque é que a terra treme, no âmbito do Projeto Educativo Treme-Treme, assim como a mais colegas do 1.º Ciclo.
Filipa Pires, do Instituto de Telecomunicações (IT), incentivou os alunos a expressarem o que aprenderam através de desenhos. “As crianças interagiram bastante e criaram trabalhos incríveis. Até pediram para voltarmos na próxima segunda-feira!”, contou. Para além de responder às perguntas, os investigadores e estudantes do Técnico desafiaram também os jovens estudantes a refletir sobre o papel da ciência e o futuro da tecnologia. Entre braços no ar, perguntas arriscadas e sorrisos abertos, estas 62 sessões mostraram que o futuro da ciência pode começar com um simples ‘Como é que isso funciona?’.
Engenheiros, cientistas e estudantes do Técnico dinamizaram as seguintes conversas:
- Do Óleo ao Sabão: Como as Reações Químicas Transformam as Moléculas
Centro de Química Estrutural (CQE), Alexandra Antunes; - Paredes verdes para Cidades Sustentáveis
Instituto de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CEris), Ana Galvão; - ECOPÁTIOS | DESIGNLAB
Centro em Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA), Ana Moreira; - Uma Forma Diferente de fazer Eletricidade
Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), Beatriz Aguiar Santos; - Fusão Nuclear na Era das Alterações Climáticas
Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), Bruno Soares Gonçalves; - Inteligência Artificial: Benefícios e Perigos
Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), Carlos Santiago; - Conheces o Ar que Respiras?
Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), Carolina Reis, Raquel Pimenta, Sara Gonçalves; - Robo@Home Challenge: A Vida de um Robot Doméstico com o Bob
Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), Catarina Caramalho e António Morais; - Como Purificar a Água
Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), Danilo Bertagna Silva; - Alimentação do Futuro: É Possível Imprimir Filetes de Peixe?
Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB), Diana Marques; - O que é o Hidrogénio Verde?
Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA), Diogo Santos ; - O que é a Ciência?
Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), Dulce Belo; - Do Mar para a Luz: LEDs Amigos da Natureza
Instituto de Telecomunicações (IT), Filipa Pires; - Das Forças de Newton à Ideia mais feliz de Einstein
Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD), Filipe Costa; - European Inventor Network: Innovation/Entrepreneurship of Success Stories
Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), Francisco Maria Calisto; - Luz e Cores
Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), Gonçalo Figueira; - Os Sólidos de Platão
Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD), Gonçalo Oliveira; - De 10 em 10: Uma viagem pela Nanoescala
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN), Helena Alves; - The Magic of Underground Heat – A Magia do Calor Subterrâneo
Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), Housam Sherif; - A Ciência por Debaixo dos Comboios!
Instituto de Engenharia Mecânica (idMEC), Hugo Magalhães; - Como são Feitos os Robots?
Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), Isabel Ribeiro; - BRIDGE: consciencialização para os riscos ambientais em diferentes territórios através do uso de ferramentas visuais e de mapeamento
Centro em Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA), Joana Dias e Ana Soares; - Uso das Tecnologias de Radiação Ionizante por um Ambiente Sustentável
Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), Joana Madureira; - O que está Debaixo dos Nossos Pés?
Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), João Narciso; - ISTSat-1: O Técnico em Órbita
Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), João Paulo Monteiro e Licenciatura em Engenharia Aeroespacial, Duarte Pires; - O que Acontece quando os Matemáticos tentam Pentear uma Esfera?
Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD), João Pimentel Nunes; - O Sussurro do Oceano
Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), Leonardo Azevedo; - Como Transformar as Plantas em Baterias, e ainda, Limpar o Ambiente
Centro de Química Estrutural (CQE), Marta Alves; - Por que é que a Terra Treme?
Instituto de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CEris), Mónica Amaral Ferreira; - O Jogo da Química
Centro de Química Estrutural (CQE), Pedro Mendes; - Uma Aventura no Mundo das Proteínas: A Descoberta de Novas Formas através da Ciência
Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), Rita Melo e Bruno Oliveira; - A Magia da Química: Explorando o Mundo Invisível ao Nosso Redor!
Do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), Sandra Rabaça; - Futuro da Energia
Centro de Química Estrutural (CQE), Rui Sampaio, Tiago Paiva, e Marta Alves; - Uso da Energia nas Sociedade: Passado, Presente e Futuro
Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC), Tânia Sousa; - Mercúrio em Movimento e o Papel de Plantas e Micróbios na sua Transformação
Centro de Química Estrutural (CQE), Vicente Guerreiro e Inês Rico; - Environmental Protection: Proteção Ambiental
Centro de Química Estrutural (CQE), Vusala Aliyeva; - Mecânica e Inovação: O Desafio de Criar um Carro de Corrida
Núcleo FST Lisboa – Formula Student, Beatriz Tomé, Vicente Carreira, Afonso António, Matilde Sousa, Carlota Magalhães, Pedro Clemente, Maria Bastos, Guilherme Rodrigues, Ricardo Xavier, Nuno Lynce, Joaquim Monteiro, Tiago Silva, Rita Tavares; - O Carro Mais Eficiente de Portugal
Núcleo PSEM – Projeto de Sustentabilidade Energética Móvel, Joana Chaby, Pedro Silva, Gonçalo Barreto; - Como Construir um Carro do Futuro
Núcleo TFC – Técnico Fuel Cell, Nabil Omargee, Gonçalo Leiria, Nuno Alves; - Como se Fazem Moléculas? Como é que os Cientistas Sabem o que Sabem?
Área de Comunicação, Imagem e Marketing, Joana Lobo Antunes; - O que Dá a Cor à Nossa Pele e a Protege do Sol?
Área de Comunicação, Imagem e Marketing, Maria Serrano.