Estudante do Técnico vence 1.ª edição do concurso “3 Minutos de Tese”

Catarina Botelho, doutoranda em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, foi a grande vencedora da competição promovida pela Universidade de Lisboa. Matteo Pisano, também doutorando do Técnico, conquistou o 3.º lugar.

A estudante de doutoramento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Catarina Botelho, venceu a 1.ª edição do concurso 3 Minutos de Tese. A desenvolver o seu projeto no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores: Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC ID), conquistou a primeira posição com uma apresentação sobre o “Fala”, um marcador para a deteção de doenças.

Matteu Pisano, aluno de doutoramento em Física a ser desenvolvido no Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP), ocupou o 3.º lugar do pódio com uma apresentação sobre o seu projeto que pretende compreender melhor os primórdios do Universo.  Patrícia Chaves, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, foi a segunda classificada na final que decorreu, ontem, dia 30 de maio, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (ULisboa).

À final chegaram 12 dos 150 candidatos iniciais. Cinco eram estudantes do Instituto Superior Técnico. Nesta competição, promovida pela ULisboa, em parceria com o jornal Público, os participantes foram desafiados a explicar o trabalho que estão a desenvolver – importância e impacto – em três minutos e com recurso a um único diapositivo. Recorde-se que Catarina Botelho foi uma das vencedoras da 6.ª edição do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo.

Os estudantes do Técnico presentes na final foram:

• Diogo Nunes – doutorando em Engenharia Informática e de Computadores no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores: Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC ID);
  • João Januário – doutorando em Engenharia Civil no Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS);
  • Catarina Botelho – doutoranda em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores: Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC ID);
  • Matteo Pisano – doutorando em Física no Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP);
  • Rita Castel’Branco – doutoranda em Arquitetura no Centro em Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA).