Ciência e Tecnologia

FenixEdu alcança as unidades de investigação

O IPFN desenvolveu um Sistema de Gestão de Informação para unidades de investigação pioneiro na utilização da plataforma de desenvolvimento FenixEdu.

O Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) é a primeira unidade de investigação do Técnico a utilizar a plataforma de desenvolvimento FenixEdu para a criação de um Sistema de Gestão de Informação. O resultado é um sistema de Intranet, baseado numa arquitetura modular, com autenticação através das credenciais do Fénix e interface com as aplicações centrais do Técnico, e mais conhecido por “DOT”.

O sistema desenvolvido oferece inúmeras funcionalidades que permitem a sincronização com o sistema de aplicações centrais, a edição e consulta dos dados dos membros, a gestão da participação em projetos, a gestão de equipamentos, suporte informático e de notícias, para além da possibilidade de ligação a um portal web através de uma API desenvolvida para o propósito. O sistema Intranet foi desenvolvido à medida das necessidades do IPFN, que cumpre a maioria das necessidades de outras instituições de investigação. Ainda assim, é facilmente adaptável a outras necessidades particulares, através da substituição de módulos já existentes ou da inclusão de novos módulos.

O sistema foi desenvolvido por dois alunos de mestrado de informática, orientados por elementos do IPFN e do INESC-ID e com o apoio técnico da Direção de Serviços de Informática. Identificadas as necessidades informáticas, através de um levantamento de requisitos, procedeu-se posteriormente à implementação que decorreu ao longo de um ano, e que incluiu testes de carga e ensaios com diversos docentes, investigadores, bolseiros e funcionários.

As instituições de investigação podem utilizar os módulos já existentes e, de forma colaborativa ou individual, desenvolver novos módulos. O sistema Intranet pretende ser contínuo no desenvolvimento de novos módulos, ou no aperfeiçoamento e personalização dos módulos já existentes.