Ciência e Tecnologia

Investigadoras do CEG-IST selecionadas para iniciativa europeia YoungWomen4OR

Bruna Mota e Cátia Medeiros da Silva foram duas das 12 jovens investigadoras da área de Investigação Operacional na Europa selecionadas para integrar a iniciativa do Fórum WISDOM.

As investigadoras do Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (CEG-IST)Bruna Mota e Cátia Medeiros da Silva, integram o lote de 12 investigadoras selecionadas para integrar a iniciativa YoungWomen4OR.  Lançada pelo Fórum WISDOM (Women in Society: Doing Operational Research and Management Science), um grupo de trabalho no seio da EURO (The Association of European Operational Research Societies), a iniciativa pretende divulgar o trabalho emergente de jovens mulheres na comunidade científica de investigação operacional. As investigadoras do CEG-IST foram escolhidas por entre mais de 30 candidatas, juntamente com 10 outras jovens de várias instituições de ensino superior europeias.

As duas investigadoras do CEG-IST assumem a alegria e a honra que esta distinção lhes traz. “Foi uma notícia que recebi com muita satisfação. Senti-me muito honrada pela distinção”, confessa Bruna Mota. “Sinto-me muito feliz e orgulhosa por ter sido uma das doze mulheres selecionadas pela iniciativa” afirma, por sua vez, Cátia Medeiros da Silva, a única aluna de doutoramento que integra a lista de finalistas.

Além de pretender aumentar a visibilidade das mulheres na área da Investigação Operacional, a iniciativa YoungWomen4OR pretende guiar e encorajar o grupo de investigadoras “a chegar mais longe nas suas carreiras, através de programas de mentoring e networking”, tal como destaca Bruna Mota. “Passa no fundo, por promover a interação com mulheres que são consideradas role-models na área da Investigação Operacional, para que deste modo as jovens investigadoras possam elas próprias vir a servir como referências para as gerações futuras”, complementa a investigadora do CEG-IST.

A seleção das finalistas é feita mediante a ponderação de vários critérios, porém, Bruna Mota acredita que a sua presença neste painel restrito se deverá em grande parte “ao impacto científico das minhas publicações”. “Para além disso, acredito que também terá sido valorizada a distinção atribuída em 2019 pelo EURO Working Group on Sustainable Supply Chains à minha tese de Doutoramento. São validações muito importantes do nosso trabalho, quer a nível Europeu, quer a nível internacional”, justifica.

“Na minha opinião, foi a conjugação de vários fatores que permitiu que fosse uma das selecionadas”, começa por salientar Cátia Medeiros da Silva questionada sobre os aspetos que terão diferenciado a sua candidatura. “Primeiramente, os artigos científicos que possuo já publicados permitem alguma visibilidade internacional. Para além disso, ter orientadoras de referência como a Professora Ana Póvoa e a Professora Ana Carvalho é uma mais-valia, bem como o facto de termos tido recentemente um artigo distinguido com o EURO Award for the Best EJOR Paper”, argumenta.

O Instituto Superior Técnico é a única instituição que conta com duas investigadoras distinguidas. Um dado que, de acordo com Bruna Mota, “reflete muito o centro de investigação em que estamos inseridas – o CEG-IST – e em particular o grupo de Operações e Logística, o qual curiosamente é composto na sua maioria por mulheres”. A investigadora partilha que esta representatividade feminina no grupo “é algo que chama bastante a atenção na nossa participação em conferências internacionais, e com que costumamos brincar, pois, acabamos por destoar numa área que ainda é maioritariamente constituída por homens”.  “Estas mulheres com quem eu e a Cátia temos o prazer de trabalhar diariamente são grandes referências quer ao nível da investigação, quer ao nível do ensino e participação universitária, e até a nível pessoal. São realmente grandes fontes de motivação e inspiração”, faz ainda questão de referir.

Cátia Medeiros da Silva partilha da mesma opinião e frisa que “são este tipo de distinções internacionais que permitem projetar o excelente trabalho dos alunos de doutoramento, investigadores e docentes do Técnico”.   Segundo a aluna de doutoramento do Técnico “este tipo de distinção é possível também pelo ambiente que se vive no grupo, que permite discutir construtivamente o trabalho desenvolvido diariamente”.

A YoungWomen4OR procura impulsionar a comunidade de jovens mulheres com carreiras emergentes na Investigação Operacional, tanto do meio académico como da indústria.

Durante os próximos doze meses, a WISDOM apresentará individualmente as doze jovens que integram a iniciativa e a investigação que estão a realizar.