Ciência e Tecnologia

Investigadores do LAIST eleitos para a direção da International Society for Food and Environmental Virology

Depois de estarem diretamente envolvidos na criação da sociedade, os dois investigadores do Laboratório de Análise do Instituto Superior Técnico têm-se revelado elementos fulcrais na direção e projeção da mesma.

Ricardo Santos e Sílvia Monteiro do Laboratório de Análise do Instituto Superior Técnico ( LAIST) foram recentemente reeleitos para o corpo da International Society for Food and Environmental Virology (ISFEV), ocupando respetivamente os cargos de presidente e secretária da Sociedade. “A reputação da nossa Instituição pesa grandemente nas decisões deste tipo de nomeações pois dá um extra valor de credibilidade não só a nós próprios como à Sociedade”, aponta Sílvia Monteiro, visivelmente satisfeita com esta reeleição.

Apesar da dificuldade em “avaliar em causa própria o trabalho que temos desenvolvido”, a investigadora do LAIST não esconde a sua convicção de que esta reeleição reflete o reconhecimento do trabalho realizado no anterior mandato: “assumimos que se não existisse concordância com as linhas de ação adotadas, esta reeleição não teria ocorrido”. Além desta participação ativa nos órgãos de direção, os dois investigadores do LAIST estiveram mesmo envolvidos na génese da Sociedade como explica Ricardo Santos: “Eu era membro de uma acão COST [Cooperação Europeia de Investigação Científica e Tecnológica Internacional] no âmbito da virologia ambiental e alimentar. No fim desta ação foi proposto por nós a formação de uma Sociedade neste mesmo âmbito, não só para dar continuidade à rede criada na ação, mas especialmente porque havia uma lacuna na área da virologia que sempre foi virada essencialmente para a parte clínica”. A sugestão foi aceite, e em 2011 a ISFEV é criada Lisboa. “Os corpos da Sociedade sempre tentaram incluir as mais diferentes origens geográficas tendo os primeiros corpos da sociedade incluído membros de quatro continentes. Temos de realçar também que o LAIST sempre nos apoiou incondicionalmente em todo este processo”, assinala, por sua vez, Sílvia Monteiro.

As funções dos dois investigadores abrangem tudo o que se relaciona com as decisões estratégicas da Sociedade.  Para o mandato que agora se inicia há vários objetivos em carteira, sendo o principal objetivo o aumento da visibilidade da Sociedade e o ênfase à relevância da virologia ambiental e alimentar não só para a comunidade científica como também para a sociedade em geral. “Neste âmbito, adicionalmente à realização do congresso bienal que irá decorrer em Santiago de Compostela em setembro de 2020, pretendemos organizar workshops e sessões de esclarecimento”, adianta Ricardo Santos.  “Será também um objetivo a organização de training school para young researchers, fator muito importante para o desenvolvimento da comunidade científica”, refere ainda o investigador do LAIST.