Ciência e Tecnologia

Investigadores do Técnico arrecadam prémio do Journal of Engineering Manufacture

Os professores Luís Alves, Carlos Alves Silva, Chris Nielsen e Paulo Martins, foram recentemente distinguidos com o “2017 SAGE Best Paper Award” pelo Editor e Painel Editorial do Journal of Engineering Manufacture.

Os docentes e investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) do Técnico e do IDMEC/LAETA, os professores Luís Alves, Carlos Alves Silva e Paulo Martins, e também o professor Chris Nielsen da Universidade Técnica da Dinamarca, foram recentemente distinguidos com o “2017 SAGE Best Paper Award” pelo Editor e Painel Editorial do Journal of Engineering Manufacture. Na origem deste prémio está o artigo “Pressure-assisted forming of non-concentric tubular cross sections with solid medium”.

O artigo vencedor apresenta “uma tecnologia de fabrico por deformação plástica de tubos que permite obter geometrias impossíveis de fabricar por intermédio de tecnologias convencionais”, explica o professor Paulo Martins. “A tecnologia desenvolvida distingue-se igualmente das soluções assentes na utilização de fluidos pressurizados e de elastómeros pelo facto de obter a pressão indispensável à obtenção da geometria final pretendida por intermédio de uma liga metálica de baixo ponto de fusão”, complementa. Será essa mesma liga metálica a cumprir a função de pressurizar o tubo funcionando, simultaneamente, como um mandril interior flexível (reciclável) que impede o colapso das paredes do tubo.

A tecnologia apresentada no artigo exige, como refere o professor Paulo Martins, “a utilização de uma ferramenta com atuação simultânea em dois eixos (vertical e horizontal) que foi desenvolvida na área científica de tecnologia mecânica e gestão industrial do Instituto Superior Técnico”, sendo uma das suas vantagens “a elevada flexibilidade que possibilita fabricar geometrias customizadas em pequenas séries de fabrico”.