Ciência e Tecnologia

Investigadores do Técnico cativam cerca de 250 mil euros para ajudar no combate à COVID-19

Dos 55 projetos contemplados pela linha de financiamento excecional criada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, 6 estão associados ao Instituto Superior Técnico.

Seis projetos liderados por investigadores do Técnico vão ser financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito da 2.ª edição da iniciativa “RESEARCH 4 COVID-19”, a linha de financiamento criada para apoiar projetos de implementação rápida para soluções inovadoras de resposta à pandemia de COVID-19.

Os resultados desta 2.ª edição foram anunciados esta segunda-feira, 8 de junho, e  ao todo serão 55 os projetos apoiados com um investimento total de 2 milhões de euros. Deste valor, cerca de 250 mil euros – 235. 332 euros-  terão como destino os laboratórios dos centros de investigação do Instituto Superior Técnico.

Dos seis projetos “made in Técnico” aprovados pela FCT, três receberam o valor máximo de financiamento, 40.000 euros. São eles: o projeto “Maré – Mobilização Anónima de Regresso à normalidade para mitigar a Epidemia de covid-19”, liderado pelo professor Nuno Jardim Nunes (Instituto de Tecnologias Interativas-  ITI/LARSyS), o “SARSChip- On-chip testing of SARS-CoV” da responsabilidade da investigadora Verónica Romão (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microsistemas e Nanotecnologias – INESC-MN) e o “LFA4Covid – Development of a Lateral Flow Assay working prototype for detection of antibodies to SARS-CoV-2” cujo líder é o professor Duarte Miguel Prazeres (Instituto de Bioengenharia e Biociências- iBB).

Por sua vez, o projeto “INTAKE – INtegrating mobility daTa into spAtial risK modEls” liderado pelo professor Arlindo Oliveira (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento- INESC-ID) receberá um apoio de 37.524 euros.  O mapa de risco de contágio criado pela equipa da professora Maria João Pereira (Centro de Recursos Naturais e Ambiente- CERENA) e cujo projeto é designado como “SMOCK- Spatial Modelling for mapping COVID-19 risk” conquistou 38.000 euros de financiamento. Por fim, foi também contemplado- com 39.808 euros- o projeto “Esterilização de EPIs com radiação gama com vista à sua reutilização” da professora Ana Paula Serro (Centro de Química Estrutural- CQE).

Os 55 projetos financiados distribuem-se pelas seguintes áreas de investigação e intervenção:  15% para prevenção; 15% para preparação para diversas fases da pandemia; 7% para estudos em saúde e vulnerabilidades sociais associadas ao confinamento e levantamento do confinamento; 7% para estudos epidemiológicos e avaliação da transmissão da infeção; 13% para métodos de diagnóstico precoce; 2% para algoritmos de deteção precoce da infeção; 11% para resposta imunitária, imunopatologia e fatores imunogenéticos; 15% para novas terapias e abordagens terapêuticas; 11% para estudos clínicos e acompanhamento de infetados e grupos de risco; e 5% para dispositivos médicos e equipamentos.

Ao todo, foram 495 as propostas recebidas pela FCT nesta segunda edição da iniciativa, sendo 471  submetidas a avaliação por peritos externos.

Os 55 projetos de investigação agora aprovados juntam-se aos 66 projetos financiados pela 1.ª edição do apoio “RESEARCH 4 COVID-19”, entre os quais estava também um projeto com ligação ao Técnico.