Ciência e Tecnologia

Investigadores do Técnico lideram e integram 52 projetos apoiados pela FCT

Foram selecionados, no total, 551 projetos para financiamento, que representam um investimento total de 74,9 milhões de euros.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) comunicou no final do passado mês de julho, os resultados do Concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) em todas as áreas científicas. No total, foram 551 os projetos selecionados para financiamento, correspondendo a um investimento de 74,9 milhões de euros, suportado através do orçamento de fundos nacionais da FCT. Neste lote, são mais de 50 os projetos que contam a participação e liderança do Técnico e dos seus centros de investigação como instituições proponentes ou participantes.

O concurso, cujas candidaturas decorreram entre 28 de janeiro e 10 de março deste ano, financiou duas tipologias de projetos. Por um lado, projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT) com duração de 36 meses e financiamento máximo por projeto de 250 mil euros. A dotação total para estes projetos é de 60 milhões de euros. Por outro lado, são apoiados projetos de investigação de carácter exploratório (PeX), com duração de 18 meses e financiamento máximo de 50 mil euros por projeto. Para estes projetos a dotação total é de 15 milhões de euros.

O Instituto Superior Técnico, através da Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento (IST-ID) e de vários dos seus centros de investigação, é a entidade proponente de 42 dos projetos selecionados para financiamento, e participa em mais 10. Destes 52 projetos aprovados para financiamento, 33 são de tipologia IC&DT e 19 integram-se na tipologia PeX.

No geral, foram selecionados 246 projetos de IC&DT para receber financiamento e 305 projetos PeX, ambos em diversas áreas científicas. No caso dos projetos de IC&DT, 24,8% dos projetos recomendados para financiamento foram no domínio das ciências da engenharia, já no que diz respeito aos projetos PeX a percentagem foi de 14,1%.

Foram submetidas a concurso 4.882 candidaturas, sendo pré-selecionadas 3.371. “Após avaliação, só 3371 candidaturas (69,2% das candidaturas avaliadas) tiveram a classificação mínima que lhes permitiu ser elegíveis para financiamento”, refere em comunicado a FCT. Segundo a agência pública nacional para a ciência, tecnologia e inovação “a taxa de sucesso do concurso em percentagem do total de candidaturas elegíveis para financiamento foi de 8,7% para os projetos de IC&DT e de 56,7% para os projetos exploratórios”.

A lista com os resultados deste concurso está disponível no site da FCT.