Jornadas permitem mostra do trabalho científico desenvolvido no CeFEMA

Durante dois dias e através de várias palestras foi possível conhecer alguns dos trabalhos de investigação desenvolvidos pelos investigadores do centro.

Ir às jornadas do Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA), foi ao longo dos últimos dois dias, 16 e 17 de setembro, uma oportunidade única para testemunhar a evolução científica em áreas cruciais da atualidade como a nanotecnologia ou os novos sistemas energéticos, conhecendo muitos dos projetos de topo desenvolvidos neste centro de investigação com ligação ao Técnico.

“As jornadas representam um ingrediente essencial da vida do CeFEMA e permitem uma discussão científica muito salutar entre pessoas dos vários quadrantes científicos dentro do Centro”, afirma o presidente do centro de investigação e um dos responsáveis pela organização do evento, professor João Seixas. “Para além disso permite aos estudantes do CeFEMA mostrar o seu trabalho e participar ativamente na discussão científica promovendo assim a sua formação científica de forma eficiente e aprofundada”, acrescenta ainda o docente.

Por detrás da realização deste evento está uma manifesta vontade de promover o conhecimento nas mais variadas áreas em que a investigação do centro se debruça. “Temos investigadores da área de Matéria Condensada Teórica ou de Física Hadrónica a discutir com investigadores da área de Materiais. Temos investigadores da área de Ciência Fundamental a falar com os que trabalham em células de combustível ou tratamento de efluentes e vice-versa”, destaca o professor João Seixas. Para o presidente do CeFEMA esta é “a própria essência do que a Ciência deveria ser: utilização das técnicas de análise e espírito científico partindo de pontos de vista diferentes de forma a encontrar soluções originais e inovadoras”.

Ao longo dos dois dias foram muitos os estudantes, docentes e investigadores com ligação ao centro ou com vontade de a estabelecer que passaram pelas jornadas. Para o professor João Seixas essa adesão é uma consequência do próprio programa da iniciativa e das matérias em que o mesmo toca. “Repare-se que há várias áreas de intervenção do Centro, nomeadamente a área de Energia ou a criação de órgãos artificiais, com um inegável interesse social. Nesse sentido as Jornadas representam também uma forma desta Unidade de Investigação promover a divulgação de propostas concretas nestas áreas”.  Ainda assim foram muitas as palestras que se focaram em áreas mais fundamentais, e “cujo interesse é indiscutível e cuja importância a longo prazo não pode ser escamoteada”, salienta ainda o professor João Seixas.

Mónica Faria foi uma das investigadoras a apresentar o seu trabalho no evento. A temática do mesmo – “Membranas nanoestruturadas hemocompatíveis para órgãos artificiais” – atraiu de imediato a atenção da audiência. Explicando em que consistem estas membranas e quais os seus benefícios, e ainda abordando o estado da arte, Mónica Faria apontava, a determinada altura, alguns dos desafios que se impõem neste domínio: “O progresso técnico e médico dos MBOs [membrane blood oxygenators] depende de dois fatores principais: a hemocompatibilidade das interfaces membrana / sangue e a melhoria das condições de fluxo e transferência de massa associadas às funções metabólicas do pulmão”.

No final do evento, o presidente do CeFEMA manifestava o seu contentamento com o sucesso registado. “Faço um balanço extraordinariamente positivo. Como puderam testemunhar o modelo funciona e a discussão científica é eficiente e proveitosa. É claramente uma aposta ganha”, destaca.