Ciência e Tecnologia

Lançamento do relatório da Parceria para a Sustentabilidade e Resiliência do Sistema de Saúde – Portugal

O relatório é uma iniciativa internacional da London School of Economics, do World Economic Forum e da AstraZeneca, liderada em Portugal pelo Instituto Superior Técnico.

Foi lançado o relatório da Partnership for Health System Sustainability and Resilience em Portugal (PHSSR Portugal), uma iniciativa internacional da London School of Economics, do World Economic Forum e da AstraZeneca, liderada em Portugal pelo Instituto Superior Técnico, e contando com parceiros ISEG, Astrazeneca, Phillips e KPMG.

O PHSSR Portugal foi coordenado pela Professora Mónica Oliveira, do Departamento de Engenharia e Gestão e do Centro de Estudos de Gestão do IST, tendo como equipa de investigação, a Professora Aida Tavares do ISEG, a Professora Ana Vieira do IST, e a investigadora Matilde Pacheco (IST e ISEG).

A iniciativa internacional já ocorreu em mais de 20 países, reunindo, em cada nação, parceiros locais para a elaboração de diagnósticos e estratégias a serem seguidas.

O relatório PHSSR Portugal faz uma avaliação dos pontos fortes e fraquezas do sistema de saúde português, do ponto de vista da sustentabilidade e resiliência, em sete domínios: governança, financiamento, recursos humanos, medicamentos e tecnologias, prestação de serviços, saúde populacional e sustentabilidade ambiental; e apresenta os resultados da implementação de um processo colaborativo (especialmente desenhado pelas investigadoras do CEG-IST) no qual 40 atores chave e especialistas de alto nível participaram no desenho, discussão e e seleção de 43 recomendações de políticas. Todas as recomendações de políticas reuniram um elevado nível de concordância entre os participantes, transmitindo uma forte mensagem para a discussão sobre como melhorar o sistema de saúde português.

O relatório final PHSSR pode ser acedido em:

https://www.phssr.org/home
https://www.phssr.org/findings
https://www3.weforum.org/docs/WEF_PHSSR_Portugal_2022.pdf