Ciência e Tecnologia

Madeira Safe: Aplicação desenvolvida por investigadores do Técnico ajuda arquipélago a regressar à normalidade

Para além de facilitar a entrada de viajantes na região, sistematizando numa única plataforma os procedimentos sanitários requeridos pelas autoridades de saúde regionais, a aplicação recompensa o seu cumprimento com a oferta de experiências e entradas em atrações locais na Madeira e no Porto Santo.

Já está disponível a nova App Madeira Safe to Discover que possibilita a quem viaja para o arquipélago a conquista de experiências gratuitas mediante o cumprimento de ações de segurança requeridas pelas autoridades de saúde regionais para a entrada e permanência na Região Autónoma da Madeira. A submissão do comprovativo de realização de teste PCR à Covid 19, realizado nas 72 horas prévias ao embarque, é uma das ações que pode ser convertida em pontos para experiências.

A estrutura da aplicação foi desenhada por uma equipa de investigadores do Instituto Superior Técnico / Interactive Technologies Institute (ITI / LARSyS), liderada por Nuno Jardim Nunes, e integra-se no projeto projeto “Maré – Mobilização Anónima de Regresso à normalidade para mitigar a Epidemia de covid-19″ , financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito da 2.ª edição da “RESEARCH 4 COVID-19”. O objetivo do projeto passa pelo desenvolvimento de uma plataforma versátil de rastreamento digital de pessoas que pode ser usada para dar resposta às várias problemáticas geradas pela pandemia, garantindo o anonimato do cidadão.

A ideia surgiu como solução para o desafio de saber como é que uma aplicação podia ser útil em contexto de pandemia para além do rastreamento de contactos. O projeto colocou os cidadãos e não as autoridades no centro do problema e foi direcionado para ajudar no processo de “regresso à normalidade” de forma segura e com confiança, após o primeiro período de Estado de Emergência em Portugal.

A plataforma criada pelo projeto está pronta e disponível para ser adaptada por diferentes comunidades com fins distintos. “Queremos que Maré seja uma plataforma de experimentação aberta e disponível para as comunidades civis e científicas poderem usar, e não só no contexto da Covid-19”, explicava Nuno Jardim Nunes aquando da atribuição do financiamento (notícia no site do Técnico).

Em curso está a adaptação da plataforma para o contexto do Técnico, através da criação da IST-GO , a divulgar em breve. As primeiras versões da APP estão prontas desde outubro, tendo o projeto estado a aguardar as aprovações articuladas com as entidades oficiais para questões como a recolha de dados. Neste momento estão em curso as segundas versões da APP, para saírem em janeiro.

Governo Regional da Madeira pioneiro na adaptação da plataforma
A Região Autónoma da Madeira foi a primeira a beneficiar da plataforma, adptando-a para para potenciar o turismo na região. A App Madeira Safe to Discover oferece mais de 80 experiências divididas em dois níveis – Silver e Gold – que poderão ser adquiridas pelos utilizadores mediante o cumprimento de um conjunto de ações que, por sua vez, resultam na aquisição de pontos e que mais tarde poderão ser trocados por uma destas experiências. Estão também listadas um conjunto de entradas em atrações locais como jardins, museus e centros culturais.
Através da app, os viajantes poderão preencher todas as informações requisitadas pelas autoridades de saúde regionais para a entrada e permanência na RAM, bem como submeter comprovativo de realização de teste PCR à Covid 19, realizado nas 72 horas prévias ao embarque. Esta última ação é, aliás, a que maior número de pontos atribui, qualificando de imediato o utilizador para a aquisição de uma experiência Silver. Os pontos são adquiridos através das seguintes ações:
– Registe-se na App Madeira Safe to Discover – 5 pontos;
– Preencha o inquérito epidemiológico antes ou quando chegar ao destino– 5 pontos;
– Submeta um certificado / comprovativo de realização do teste à Covid-19 prévio à sua viagem – 30 pontos;
– Ative a permissão para receber notificações “push” – 5 pontos;
– Partilhe a app nas suas redes sociais – 5 pontos;
– Utilize a app diariamente – 1 ponto por dia;
– Informe-nos do seu estado de saúde diário em “Como estou” – 1 ponto por cada atualização
(máximo de 2 pontos por dia).

A iniciativa pretende sublinhar a Madeira e o Porto Santo como destinos de férias seguros, procurando ainda dinamizar a atividade dos agentes de restauração e animação turística locais, assim como promover um conjunto de experiências diversificadas e dirigidas a vários públicos.
A app é uma extensão do projeto MadeiraSafe.com que já controlou 300 000 pessoas nos aeroportos e portos da Madeira.