Ciência e Tecnologia

Modelos e ferramentas para avaliação de processadores têm assinatura de investigadores do INESC-ID

O modelo de desempenho Cache-aware Roofline foi integrado com sucesso na ferramenta da Intel® Advisor.

Os investigadores do INESC-ID, do Instituto Superior Técnico, Aleksandar Ilic e Leonel Sousa, juntamente com Frederico Pratas, PhD do Técnico, desenvolveram um conjunto de modelos fundamentais “Cache-Aware Roofline” (CARM) que, de uma maneira simples e intuitiva, permitem tirar partido das múltiplas capacidades de um processador. Facilitam a  representação visual dos limites de processamento, influenciando diretamente não apenas o desempenho dos processadores, mas também o consumo e a eficiência energética.

Os benefícios, que estes modelos têm associados, passam, desde logo, pela informação preciosa que é fornecida aos programadores acerca das limitações dos programas produzidos, tendo em atenção as características da arquitetura dos processadores em que são executados. Para os utilizadores, em particular, este modelo permite verificar se através dos programas usados estão a tirar partido das capacidades do processador, “o que é importante não só em termos de desempenho, mas também de eficiência energética”, explica o investigador do INESC-ID. “Este modelo pode ser adotado para qualquer processador. Atualmente é usado para caracterizar todos e quaisquer processadores da Intel, desde os que equipam os computadores portáteis até aos usados nos supercomputadores”, afirma o professor Leonel Sousa, um dos líderes do projeto.

A ideia surgiu na sequência de um estudo aprofundado, feito pelos investigadores, acerca dos outros modelos desenvolvidos para fins semelhantes, “mas que tinham limitações que impediam que tivessem utilidade na prática, fora do ambiente académico”, elucida o professor Leonel Sousa. “Trabalhamos, há quatro anos, neste novo modelo, trabalho que envolveu investigação no INESC-ID, financiada no âmbito de vários projetos e de uma dissertação de doutoramento”, contextualizou o investigador.

Este ano, o modelo CARM foi integrado com sucesso como uma característica oficial do Intel® Advisor, integrado na suite Parallel Studio XE (Principal “framework” de desenvolvimento de aplicações informáticas). Resultado ainda deste trabalho, a Intel e o INESC-ID assinaram um acordo de colaboração regular, centrado na área mais vasta da computação de alto desempenho.