Candidaturas

Novas disciplinas de Humanidades, Artes e Ciências Sociais – Candidaturas 2021/2022

As candidaturas estão abertas entre o dia 21 de junho e 23 de julho, para disciplinas do 1.º semestre 2021/2022, e destinam-se aos alunos do 1.º ciclo.

Estão abertas até dia 23 de julho as candidaturas, para o 1.º semestre 2021/2022, às novas disciplinas de Humanidades, Artes e Ciências Sociais, uma das novas componentes curriculares das licenciaturas no âmbito do novo modelo de ensino.

A componente humanista é transversal a todos os cursos de 1.º ciclo e proporciona ferramentas para que os profissionais formados no Técnico possam dar resposta aos desafios que lhes serão colocados de forma mais contextualizada e completa.

As Ciências Sociais ajudam os engenheiros, cientistas e arquitetos a compreender o mundo em que se inserem, como funciona e quais as suas necessidades enquanto a criatividade e o engenho são estimulados pelas Artes. Já as Humanidades desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do pensamento crítico e da própria comunicação, essencial para que estes profissionais se integrem e colaborem com diversos intervenientes da sociedade.

Alinhados com o paradigma flexível e multidisciplinar do novo modelo de ensino, os 9 créditos ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System) reservados a este grupo de disciplinas contam com mais de duas centenas de unidades curriculares à escolha, oferecidas em sete Escolas da Universidade de Lisboa.

O aluno poderá incluir na sua formação temas tão diferentes como as emoções humanas na Faculdade de Psicologia, fonética na Faculdade de Letras, história da ciência na Faculdade de Ciências ou sociologia no Instituto Superior de Economia e Gestão. Em Belas-Artes poderá, por exemplo, explorar uma série de técnicas relacionadas com o design ou, se optar pela Faculdade de Motricidade Humana, estudar expressão corporal. O Técnico também oferece disciplinas, nomeadamente Gestão ou Introdução à Economia, sendo a escolha de, pelo menos, uma destas obrigatória nesta componente curricular.

A vasta oferta pretende também promover a mobilidade entre as várias faculdades, permitindo a cada estudante contactar com diferentes ambientes e pessoas.

As candidaturas às disciplinas em funcionamento no 1.º semestre de 2021/2022 realizam-se na plataforma de candidaturas até ao dia 23 de julho 2021 e os resultados serão disponibilizados antes do início das inscrições no semestre seguinte.

Vídeo sobre o Novo Modelo de Ensino.